Santista Jeanswear lança primeiro jeans com repelente do mercado

Em meio à epidemias causadas pelo mosquito Aedes Aegipty como a dengue, zika e febre amarela e febre chikungunya, a Santista Jeanswear deu um passo à frente e, acaba de lançar os primeiros tecidos em jeans repelentes à mosquitos. O Denim Therapy Repeller, com 28% de stretch (9,1 OZ) e o Repeller Light, 100% algodão (5,6oz), indicado para camisaria são os dois lançamentos com tecnologia similar a utilizada em uniformes do exército, roupas de trekking e camping, que repele vetores de diversas doenças.
Os tecidos possuem acabamento à base de Permetrina, um composto sintético, que também é utilizado como base em alguns cremes e sprays repelentes encontrados atualmente no mercado. A Santista Jeanswear inova, aplicando a substância ao denim pela primeira vez em escala industrial. Os principais efeitos deste acabamento são:

• Efeito repelente: mantém os insetos afastados e evita o pouso de mosquitos;


• Efeito Patas Quentes: Se o inseto pousa, a substância ativa provoca uma hiperexcitabilidade e, por consequência, o efeito nocaute;


• Efeito nocaute: se o inseto insiste em permanecer no tecido, a substância provoca um efeito paralisante, que causa a morte do vetor.

Essa tecnologia pode ser aplicada à denims 100% algodão e stretchs (Algodão+Elastano) de diferentes pesos e construções, sendo resistentes a lavagens Stone Washed de até 60 minutos. O acabamento final não altera as características originais do denim e vestirá como qualquer outro jeans com conforto de stretch e camisaria.

Os artigos foram desenvolvidos e produzidos pela equipe de Desenvolvimento e Inovação da Santista Jeanswear. Após serem lavados em lavanderia industrial, testados e aprovados internamente, essas amostras foram enviadas para testes e certificações na Alemanha, no laboratório do CHT/Bezema – um dos mais importantes grupos químicos do mundo.

Durante seis meses entre desenvolvimento, produção e testes gerais e específicos, físicos e químicos, foi comprovada a eficácia do produto de acordo com parâmetros exigidos pela CHT Alemanha. O Repeller e Repeller Light foram certificados e seguramente repele diversos tipos de mosquitos, inclusive o Aedes Aegipty.

A Permetrina utilizada no tecido é fornecida pela empresa alemã CHT/Bezama e sua aplicação em tratamentos têxteis é aprovada pelo standard 100 da Öko-Tex. A toxicidade e absorção pela pele em um tecido tratado, além de baixas e seguras como nos repelentes, não são cumulativas no corpo humano ou no meio ambiente. Este agente químico não possui cor nem cheiro e não oferece risco de intoxicação. O produto pode ser utilizado sem restrições por adultos e crianças acima de dois anos, inclusive por mulheres grávidas. Não é indicado apenas para bebês abaixo de dois anos de idade devido à alta sensibilidade da pele.

Durabilidade


Para a lavanderia industrial, podem ser lavados com indicação de processos desde amaciados à stone washed de até 60 minutos. E para o consumidor final, o jeans pode ser lavado em casa normalmente, até 50 lavagens em máquina de lavar e secagem em Tumbler ou no varal. Os lançamentos são como qualquer outro denim. A tecnologia aplicada não altera o toque dos tecidos.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO