Santista Jeanswear resgata ícones do denim para seu Verão 2020

Um resgate de ícones do denim marca o Verão 2020 da Santista Jeanswear, que em breve comemora 90 anos de mercado e traz reedições de seus produtos valorizando o índigo puro que passa por um processo quase artesanal, respeitando o tempo de apuração da cor, além de unir todo o seu compromisso com o meio ambiente e padrões de sustentabilidade.

Durante o evento de lançamento, que ocorreu na última semana, na Casa Panamericana, a tecelagem contou com palestras pautadas pela sustentabilidade, inovação e bem-estar; os principais pilares da marca. Entre os convidados, nomes como Julia Curan da WGSN, Maria Rita Alonso do Estadão, Marcelo Prado do IEMI, Camila Zelezoglo da ABIT, Lucilene Danciguer do Reos Partners para apresentar inovações, diretrizes do jeanswear e a nova era da moda.

Entre as principais tendências da estação está o conceito de desmaterialização, onde o celular, por exemplo, eliminou diferentes itens do nosso dia a dia e a tecnologia modificou toda a pesquisa de moda. Hoje, as mudanças do mercado de estilo mudam muito rápido, são milhões de grupos conectados com milhões de afinidades, informações e influencers que transitam pelo mundo todo.

E daí, pensamos: “qual o papel da marca atualmente?”, uma vez que deixamos de ser apenas produtores para termos valores, propósitos, identidade e transparência mais evidentes. É importante valorizar o acolhimento desse consumidor e a sustentabilidade que agora é uma regra, e não mais um modismo.

Entre os principais fits, destacam-se a skinny, seguida da wide e peças comfort que crescem cada vez mais. As regulares, pantalona, clochard e boyfriend também são shapes muito procurados pelo Google Trends.

Abordando as direções de tecidos, o autêntico denim surge em novas tonalidades, principalmente para o mercado médio, tirando as fast fashions e a alta costura, unindo qualidade a preços justos. Há ainda o novo posicionamento do sportswear, que vem invadindo diferentes segmentos e o retorno do ring marcado, efeito sal e pimenta, o true blue no visual antigo e foco nos azuis vivos e brilhantes. O Stretch continua com força para fits diferenciados.

Temas Verão 2020
House of Youth

Aqui o streetwear Premium traz referências aos anos 90 e 2000 em peças unissex, utilitárias, funcionais, práticas, confortáveis e tecnológicas. Destaque para o workwear, a logomania, bolsos exagerados, zíperes, lavagens limpas e uniformes, desbotes com visual minimalista, azuis elétricos, conjuntinhos, costura tripla, brilhos e efeitos plastificados e o verdadeiro azul denim, além de tons mentolados.

Surgem ainda à risca de giz, refletivos e metálicos, denim moletom, clochard, wide longa, jardineiras, coletes alongados, shorts destroyer, parkas e macacões esportivos e mais justos.

Retroskate

Os millenials apresentam esse sentimento nostálgico de resgatar os anos 50, seus aspectos artesanais, mood praiano da Califórnia, com mentalidade mais esportiva e, que busca por qualidade de vida, onde entram ainda o movimento skatista, o slowfashion, o design e o minimalismo dos anos 90. As cores giram em torno dos tons pastel, índigo, arenosos, queimados e envelhecidos.

Aqui o fit é relax no denim rígido com toque suave, valorizando os fios, aspecto raw e volumes exagerados. As lavagens ainda passeiam pelos azuis médios com desbotes. Entre os detalhes, destaque para as mensagens bordadas, estampas resort, índigos gráficos, xadrezes, folhagens, estampas havaianas, reservas de cor, manchas aleatórias, puídos nas regiões de contato, efeitos assimétricos, forros contrastantes, pregas, babados, transpasses. As saias podem vir no comprimento mídi e as calças são croppeds, longas ou wide.

Nowagers

Aqui entram os grandes viajantes globais que vivem num mundo onde o mais importante é ser e não ter, que valorizam o bem-estar, a espiritualidade como fé, e trazem referências dos anos 80, o movimento new wave, dos festivais de música como o Wonderful Fruit Festival e o Burning Man que proporcionam experiências idílicas e espirituais. É uma galera engajada e conectada que realizam protestos e podem mudar o mundo.

Os tons são vibrantes, holográficos e psicodélicos em shapes assimétricos, com efeitos tie dye, detalhes gráficos e orgânicos, zíperes e metais, fivelas, detalhes esportivos, e o white denim com aspecto rústico. Entram sobreposição de volumes, minissaias, shorts, coletes alongados, calça paraquedas, moletons e o jeans retrô inspirado no ice wash, manchados dos anos 80 ou com spray.

Lançamentos

Santista traz três lançamentos iniciando suas comemorações aos 90 anos da empresa. São releituras de clássicos da tecelagem com uma cara nova, adaptada às tendências atuais. O True Blue nasceu no início dos anos 2000, uma solicitação da Levi’s, que vinha com efeito de cross marcado. Agora ele surge com 98% algodão e 1% elastano, numa versão mais moderna e menos marcada em um azul intenso. Vem com peso de 11oz e stretch de conforto, onde podem ser trabalhadas diferentes modelagens.

First Denim Up traz referências ao visual dos anos 80 com peso de 10,6oz, azul vivo e composição 98,7% algodão e 1,3 elastano, onde podem ser trabalhados aspectos envelhecidos. O First Denim 80’s é um clássico 100% algodão, com peso de 12,7oz, estrutura, visual de uma Levi’s 501, onde podem ser trabalhadas peças curtas ou modelagens amplas no puro índigo de intensidade média, principalmente para o público feminino que vem aderindo mais aos artigos em 100% algodão, enquanto os homens estão migrando para os elastizados.

Já o Basquiat vem com 9,5oz, 98% algodão e 2% elastano, estrutura mais fechada, toque empapelado, em um tecido estruturado resgatando o denim original.

Yaga surge com peso de 9,5oz na cor galaxy, no black blue buscando padrões diferentes e opções em lavanderia como acinzentados mais vintage.

Dentro da linha Free, o Burn vem com peso de 8,5oz, 98% algodão e 2% elastano, até 31% de power, inspirado no festival de música que acontece no deserto de Nevada, onde há liberdade de se expressar, testar coisas e experiências novas, o que acontece também quando trabalhamos o artigo em lavanderia. Ele surge na cor oreon, um black blue, super versátil, onde podem vir tonalidades mais claras e visual vintage e limpo.

Na linha Tri-Blend, o Smiths vem com a tecnologia do fio T400 da Lycra e power de até 50%, com peso de 8,2oz. Oferece super conforto, toque suave, e modelagem perfeita, na cor ônix, super black blue intenso.

Na linha Denim Couture, o Bubble vem com 98% algodão e 2% elastano, peso de 8,8oz e até 30% de power, com maleabilidade, conforto e toque encorpado, ideal para qualquer segmento. A cor sky blue agrega um azul vivo e diversas possibilidades de desbote e efeitos em lavanderia.

E o Tamash surge com 8,3 oz e um acabamento especial conferido por resina, em um índigo bem forte, com brilho e possibilidade de fazer contrastes para reservas de cor e marcações de costura.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia Jeanswear