Semanas de Moda de Londres e Milão serão digitais

A era digital chegou para as Semanas de Moda, ao menos nas cidades de Londres, na Inglaterra, e Milão, na Itália. Com os cancelamentos de suas versões físicas ainda no início da disseminação do novo coronavírus pelo mundo, os grandes desfiles internacionais vão ganhar versões online nos próximos meses.

Entre as capitais da moda, Londres foi a primeira anunciar que sua tradicional Semana de Moda será feita digitalmente. A novidade foi sinalizada pelo British Fashion Council, organização responsável pelo evento na capital inglesa, mantendo as datas originais de quando o evento seria realizado de maneira física.

O formato irá trazer coleções masculinas e femininas em uma mesma plataforma digital no dia 12 de junho, com conteúdos em vídeo, fotos e podcasts. A novidade também possibilita marcas de venderem suas novas coleções para compradores de boutiques e lojas de todo o mundo.

“Estamos adaptando a inovação digital para melhor atender às nossas necessidades e para construir uma vitrine global para o futuro. Os estilistas poderão compartilhar suas histórias e coleções com uma comunidade global mais ampla. Esperamos que, além de perspectivas pessoais sobre este momento difícil, haja inspiração em abundância. É por esse motivo que a moda britânica é reconhecida”, afirmou Caroline Rush, CEO do conselho de moda britânico, ao WWD.

Na sequência, foi a vez de Milão anunciar um formato similar para sua Semana de Moda, que acontece entre os dias 14 e 17 de julho. A “Milano Digital Fashion Week” será dedicado às coleções masculinas da Primavera-Verão 2021, bem como às pré-coleções masculinas e femininas para a Primavera 2021.

O anúncio foi realizado pela Câmara Nacional da Moda Italiana (CNMI) em um comunicado. Os organizadores garantiram que o evento será realizado em uma plataforma digital que poderá ser acessada a partir do site cameramoda.it e de todas as suas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Weibo, Youtube).

“O calendário será enriquecido com conteúdo adicional, como webinars para profissionais da moda (com credenciamento), palestras online ao vivo com personalidades do setor, e momentos de entretenimento/ performances por parte dos criadores”, afirmou o órgão.

Além disso, segundo a CNMI, o evento digital também promete serão apresentar “conteúdos fotográficos e de vídeo, entrevistas e bastidores de momentos criativos, pontos de vista alternativos e únicos organizados em um calendário com slots dedicados a cada marca, com o objetivo de criar um programa rico e variado, que possa ser utilizado por todos os players do setor”.

Haverá ainda uma seção da plataforma inteiramente reservada aos showrooms aprovados pela CNMI. Nele, as empresas poderão apresentar suas marcas por meio de fotos e vídeos, além de seus contatos.

É estimado que a Semana de Moda de Paris também adote um formato digital em sua próxima edição, programada para junho. A Federação Francesa de Alta Costura afirmou estar trabalhando em uma plataforma “dedicada à imagem e à comunicação”, mas ainda não revelou detalhes do projeto.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução