Shorts se renovam cada vez mais e continuam os preferidos do público

Não tem jeito. Por mais que as saias e os vestidos estejam brilhando cada vez mais dentro do mercado jeanswear, na estação mais quente do ano os shorts são vendas certas, principalmente para o público jovem. Por isso, para não cair na monotonia é imprescindível inovar e sempre buscar novos elementos na hora de criar novos modelos. Aqui apresentamos inspirações para o Verão 2018 que reúnem as principais referências que vem permeando o denim nas últimas estações. A febre do patches, por exemplo, promete não sair de moda tão cedo. E se falarmos de um público moderno e cool, eles se encaixam perfeitamente em meio à infinidade de interferências used que prometem vir ainda mais agressivas e no estilo artesanal. As barras desfeitas, “por fazer”, bem naturais são beneficiamentos importantes também nos shorts. Além disso, os famosos rasgos e puídos, amassados e efeitos sky bleach convivem harmoniosamente em contrastes interessantes que acompanham também os detalhes metalizados ou tecidos diferenciados no fundo do denim.


O aspecto artesanal é conquistado por meio de cerzidos juntamente com bordados, patchworks que misturam diferentes tonalidades, ora em um conceito “hand made”, ora com uma cara mais limpa seguindo o estilo alfaiataria. Bigodes, respingos de tinta e as texturas seja em jacquard, com tecidos rendados ou com efeitos de mini navalhados agregam valor aos shorts. Destaque para a “colcha de retalhes” em dois tons de azul no jeans maquinetado. A brincadeira de inserir várias lavagens em uma só peça é super atual e reflete inspirações que passeiam por universos distintos. Aqui temos exemplos do dip dye “recortando a peça em dois”, do detalhe do black denim no cós e lateral em meio ao blue jeans ou ainda o jeans bruto na braguilha, bolso e passante formando geometrismos interessantes.


As lavagens são bem democráticas e variam do bruto ao delavê, passando pelos marmorizados, baby blues, white denim e colors como azul turquesa e o verde água. Em relação aos bordados, tanto os florais quanto os motivos étnicos (ikats tonsurton ou coloridos) continuam fazendo sucesso, sempre renovados. Há opções de modelagens para todos os estilos e faixa etárias: desde os curtinhos ou hot pants clean até os shorts comfort ou com cintura alta chegando nas bermudas mais comportadas no denim limpo ou em tons terrosos.


Os tecidos cada vez mais tecnológicos trazem ainda o denim moletom com aspecto esportivo ou fios nobres como o linho e o liocel em peças mais clássicas em modelos mais comportados e limpos. Detalhes como paetês salpicados, cós em elástico, reservas de cor com bolsos deslocados, barras assimétricas ou viradas e pinceladas coloridas formando uma linda paisagem, são características únicas e personalizadas de cada marca.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR