Smart Label é a nova etiqueta inteligente da italiana Dienpi

A empresa italiana de aviamentos Dienpi, que faz parte do grupo RETE ITS, destacou na Denim Première Vision a tecnologia patenteada de sua nova etiqueta focada no segmento jeanswear Smart Label. A tecnologia aplicada à etiqueta garante a possibilidade dela se comunicar com smartphones e tablets com tecnologia NFC (Near Field Communication).


Outro ponto interessante da etiqueta é o seu funcionamento simples: basta segurar o aparelho com a etiqueta NFC e ler o que aparece na tela do seu smartphone, não sendo necessário nenhum aplicativo ou programa específico. A Smart Label é lavável e é legível mesmo depois de vários tratamentos.


A marca pode colocar todas as informações que desejar sobre a peça na etiqueta e usar essa tecnologia de maneira positiva não só para o marketing como também por questões de rastreabilidade e produção.


Para empresas éticas que controlam toda a sua cadeia, é possível, inclusive, inserir a foto de quem fez aquela calça jeans, onde e como. “A Smart Label proporciona um auxílio importante para consumir com consciência e de maneira responsável, promovendo a evolução cultural do cliente. Essa etiqueta tecnológica é uma ótima maneira de certificar o processo de produção do produto de forma transparente”, ressalta a Dienpi.


Outro ponto que a empresa traz à tona é a questão da autenticidade. “Esta etiqueta está associada a um código unívoco e, portanto, não falsificável e não reproduzível, o código identifica única e exclusivamente um item que faz parte de um único lote de linha de produção. O cliente final, de forma autônoma e diretamente na loja, irá ser capaz de ler todo o conteúdo do rótulo; que continuará a ser lido durante toda a vida útil do produto. Com este sistema a marca é capaz de identificar produtos falsificados e de eliminar tudo o que vem do mercado paralelo”, explica a empresa.


Para fins de marketing, a Smart Label pode ser uma excelente ferramenta de comunicação criando conteúdo real, que pode ser lido por qualquer pessoa, criando uma interação estreita entre a marca e o consumidor. A Smart Label permite que a marca se comunique com o cliente através de diferentes conteúdos multimídias presentes no smartphone como as redes sociais, além de promover concursos, divulgar campanhas e criar um programa de fidelidade. A criatividade e imaginação é o limite.


Para entender melhor, assista aqui o vídeo.



Para conferir a próxima edição da Denim by Premiere Barcelona, consulte os pacotes da Seiva Turismo.

MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO