Tavex lança seu bureau cheio de inspirações

Na última terça-feira, 18.01, a Tavex apresentou aos clientes, parceiros, profissionais da cadeia têxtil e à imprensa especializada seu Bureau Tavex Verão 2012, que aponta s principais tendências pesquisadas por profissionais da empresa, que comandarão o universo jeanswear na próxima temporada.

Após participar de duas edições da Première Brasil (e lançar lá suas coleções), a Tavex voltou ao Espaço do Bosque. Segundo Maria José Orione
, gerente de marketing da marca, o retorno se deve aos pedidos dos clientes: “Eles preferiram, pois aqui têm mais tempo para ver os produtos”, afirma.

No evento, a gerente de moda da indústria, Sueli Pereira, trabalhou as tendências que são apostas da Tavex a partir de uma ótica global e do contexto mundial, que após anos de tecnologia acelerada, pára para refletir valores e ideais de vida. “A fragilidade econômica também fez o ser humano despertar, e ter que pensar criar e agir de uma maneira diferente”, aponta Sueli. Surgiram então macrotendências que buscam resgatar a simplicidade, a valorização das necessidades fundamentais (físicas e espirituais), o intercâmbio de ideias e a preocupação com o meio ambiente. Confira abaixo as propostas da empresa para o Verão 2011-2012.

Artisan – O tema é regido pela estética oriental e o trabalho manual. Aqui há a valorização da simplicidade e da tradição, com produtos autênticos, funcionais e atentos à sustentabilidade. O jeans aparece bem representado por índigos brutos em 100% algodão, sobretintos principalmente na tonalidade blue de chine, além dos artigos com alto poder de elasticidade para garantir o conforto. Os lançamentos Nyx, Star e Dusty são perfeitos para se aventurar nesta inspiração.

Industrial – O estudo do design, respeitando materiais, estruturas e organização é o foco de mais uma aposta. Os novos produtos são criados para atender todo o tipo de consumidor e têm como foco a retomada dos princípios modernistas. Respeitando esses preceitos, os novos artigos Army, Capuccino e Link podem elevar a experiência da criação. As maiores apostas são os darks, blacks, resinados e com elastano.

Urban Swop – Como o próprio nome explica, aqui as trocas de informações e projetos colaborativos ganham relevância global e mostram o potencial coletivo. O consumidor evolui e questiona modelos ultrapassados. Ao mesmo tempo, busca referências sólidas e valoriza ícones familiares. Este tema é representado na coleção pelos novos Star, Dream, Link e Spicy, e abusa de tecidos leves, tencel, e ultra-strech.

Acabamento sustentável

E não é só no plano das ideias que a Tavex exalta a ética verde. A empresa, a partir da coleção de Verão 2012, amplia para 80% a utilização do Alsoft® Amazontex em sua produção de denim. O acabamento natural lançado em agosto de 2009 é obtido do cupuaçu e usado no lugar de amaciantes sintéticos. Além de garantir o toque, o item aumenta o conforto por absorver a umidade e os raios solares. O produto também é uma solução ecológica, já que é acompanhado de um projeto de colaboração para o desenvolvimento das comunidades locais da Amazônia, de onde é extraído o cupuaçu. No total, 700 famílias são beneficiadas com este projeto.

MARCELA LEONE | FOTOS: DIVULGAÇÃO