Tecelagens brasileiras reforçam a democracia dos fits para a estação

Independentemente das tendências ou temas que o Verão 2018 traz, os principais fits apresentados durante os lançamentos das tecelagens brasileiras se encaixam perfeitamente em cada marca e seu público-alvo. É claro que temos os must have da estação, as modelagens mais vendidas, mais comerciais e outras nem tanto, mas não há certo ou errado, o que importa é sentir o que o seu consumidor quer e incrementar dentro desse contexto.


Para a próxima temporada de Verão temos uma infinidade de opções com destaque para a skinny – a preferida das meninas, abusando dos tecidos com alto power stretch e, para a reta – que volta com tudo para os meninos, sempre com uma pegada ajustada. Para eles ainda a baggy dos anos 80 e a bootcut são alternativas mais modernas assim como as joggers que continuam com força total. Não podemos esquecer da oversized slim com ganchos mais baixos e, também dos fits mais próximos ao corpo e estruturados com resina ou bigodes em 3D.


As cinturas altas fazem sucesso tanto para eles quanto para elas e, as barras são mais curtas, ora viradas, ora mais justas e afuniladas, para eles e para elas. Outro detalhe interessante é que as barras surgem ainda com aspecto desfiado, desconstruído, maiores na parte de trás ou mesmo sem acabamento, valorizando ainda mais essa área das calças.


A flare perde um pouco seu espaço e, se é para apostar nessa tendência, o jeito é inovar com babados exagerados e bocas maiores ou mirar em super pantalonas que ganham um ar de alfaitaria mais sofisticada. As pantacourts são um capítulo à parte e surgem em tecidos leves com poucos efeitos em lavanderia ou referências navy – porém uma modelagem mais difícil para as brasileiras.


Percebemos que a aparência esportiva vem ganhando um ar mais chique ou os tecidos na malha moletom com manchas salpicadas vêm em fits sportswear mesclando dois opostos que se atraem. Destaque para os elásticos, cordões e punhos.


Em lavanderia os efeitos used continuam com rasgos, puídos, bigodes, amassados, amarelados e esbranquiçados. Duas ou três lavagens se sobressaem em diferentes modelos com formas geométricas ou misturando estampas a laser. O azul da temporada é vivo da cor do mar, mas há espaço para o bruto, white e principalmente o delavê e baby blue.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR