Tecnologias sustentáveis premiadas na Clariant

Clariant, a líder global em tratamentos químicos e tingimentos, estará presente na Denim by Premiere Vision em Paris, dos dias 22 ao dia 23 de maio de 2013, demonstrando sua nova abordagem sustentável no tratamento do denim, a tecnologia “Advanced Denim”.



Ao empregá-la, o consumo de água pode ser reduzido em mais de 92%, a perda de algodão pode ser reduzida em mais de 62%, e a economia de energia pode representar mais de 30% em comparação com os processos tradicionais aplicados ao denim.



Segundo estimativas da empresa, o uso desta tecnologia permitiu a economia de aproximadamente 700 milhões de litros de água somente em 2012. O volume é realmente expressivo, já que a inovação vem sendo usada em uma produção de jeans extremamente pequena ao redor do mundo.



Os visitantes do Denim By Première Vision estarão habilitados à descobrir protótipos e coleções de roupas apresentando os mais recentes desenvolvimentos Clariant no stand H36.



No espaço, os visitantes poderão conferir ilustrações de peças desenvolvidas com o uso da tecnologia “Advanced Denim”, integrantes de coleções recentes, comprovando o quanto a nova abordagem em beneficiamentos suporta tanto as idéias quanto a criatividade dos designers, com a correta combinação de efeitos e pigmentações.



A companhia também apresentará seis novas gamas de tingimentos descomplicando a obtenção de coloridos suaves (soft colors), com maior reprodutibilidade do tom, e seguindo a exigência e o diferencial da sustentabilidade. Para acompanhar a alta do denim, a Clariant desenvolveu também juntamente com a Tonello, uma nova tecnologia de tingimento permitindo a reprodução do visual do jeans em tricôs, malhas e outros tecidos. Outras novidades em acabamento propostas pela empresa, permitem o prolongamento da limpeza e frescor do denim durante seu uso.



A tecnologia Advanced Denim foi contemplada com os prestigiados prêmios ICIS Innovation Award (prêmio inovação) e Innovation with Best Environmental Benefit Award (inovação com o melhor benefício para o meio-ambiente) em 2012.


REDAÇÃO / FOTOS: DIVULGAÇÃO