Tons pastéis e calças flare no verão da Vicunha

As tendências e produtos para a primavera-verão 2012 já invadiram as tecelagens jeanswear.


A Vicunha Têxtil, por exemplo, abriu seu showroom nesta semana para apresentar suas novidades aos clientes, com palestras sobre os principais direcionamentos da estação, peças assinadas por grifes famosas, além de uma infinidade de modelos produzidos pela própria empresa com o apoio das lavanderias parceiras.


E, por falar em beneficiamentos, mais uma vez, a Vicunha apresenta diversos processos de nove lavanderias realizados com os tecidos da tecelagem.


Confira as quatro macro-tendências.


Across The Universe


Viajar é uma diversão, porém o mais interessante é conhecer novas culturas, etnias e tradições. Foi pensando nisso que surgiu este tema multi-cultural, onde essas descobertas são traduzidas para as roupas, com referências militares e muitas peças cargo e confortáveis, estampas safári, de folhagens, camuflados, patchworks, mistura de texturas e tons de verde, amarelo, vermelho ou terrosos.


Para os homens, índigo mais sarja, couro envelhecido, parkas, casacos leves, calças e bermudas com bolsos utilitários.


Modelagens: shapes amplos, tops com bolsos frontais, jeans flare, skinny cargo, camisas.


Lavagens: denins mais claros, detonados e brins estonados. Aplicações de patchs, rasgos leves e cerzidos.


Bohemian Rhapsody


Diretamente dos anos 70 surge todo o glamour e sofisticação dos looks boêmios e folk chic com calças pantalonas (longas ou croppeds) e flare, macacões ajustados ao corpo, camisas e blazers e fechamento frontal em vestidos e saias.


Para eles, corte reto, alfaiataria sem efeitos de lavanderia, sarjas no branco e chino.


Lavagens: claras, marmorizados, brutos e sarjas nos tons bronze, marrom, dourado, nude, e marinho.


Open your Heart


Tema super fofo, romântico, bucólico e lúdico com tons apastelados de rosa, salmão, azul e verde claro, e estampas florais, xadrezes, listras e poás.


Modelagens: O look preppy campestre traz calças croppeds, macaquinhos e jardineiras, vestidos curtos e acinturados, shorts em alfaiataria. Para eles, bermudas e calças com a barra virada.


Lavagens: denim delavé ou baby blue e sarjas com cores adocicadas.


True Colors


Aqui o espírito jovem colore o visual com tons fortes de pink, roxo, azul e vermelho e elementos vindos da internet, com referências pop, rocker e muitos beneficiamentos para uma geração que adora customizar e se diferenciar.


Modelagens: Shapes ajustados como a skinny, shortinhos, toques esportivos como o estilo biker, recortes inusitados. Para eles, calça slim e coletes.


Lavagens: estampas em 3D, metalizados, brilhos, tie dye, efeitos ácidos, rasgos, forros aparecendo, tachas, zíperes, patchs, contrastes.


Infantil


Para as gatinhas, destaque para as sarjas leves que podem ser usadas em jaquetas, shortinhos, vestidos, casacos, e o denim sem interferências.


Os garotos usam denins macios e fresquinhos em coletes, calças com a barra virada, camisas, e bermudas.


Lançamentos Vicunha


Um dos grandes lançamentos da empresa é a linha Marshmallow. Um novo acabamento, com coloração branca sob a base do tecido que no Índigo pode ser preto ou azul e no brim, vermelho, laranja, azul, cinza e preto, com toque frio e, que ganha novos efeitos quando submetido a desgastes.


Já o CarboLumen, com aspecto de couro, lançado no inverno traz para o verão 2012 as cores verde e branco dos brins Alanis, com 8,9 oz em algodão e elastano e Spears, também no algodão e elastano e peso de 7,4 oz.


No Índigo, a nova cor é o marrom, no tecido Stones, com stretch e efeito flame no urdume, com peso de 10,3 oz.


Dentro da linha Power Stretch, destaque para o denim Missy, com 8,8 oz, com construção em cetim.


Entre os denins leves, as apostas são o Fergie com ótimo toque, 6,4oz em elastano e fio de algodão penteado e o Cliff, com peso 5,2 oz, fio penteado que confere brilho e pode ser trabalhado desde a alfaiataria até efeitos marmorizados.


Dentre os produtos com padronagem diferenciada, está o Liam, brim maquinetado, de 7oz com trama em preto, que revela padronagem de listras nos dois lados e o Kim com 6,8oz.


Já os estampados variam da camuflagem mais larga e geométrica no Riley e mais gráfica no Bauhaus, além dos grafismos e geométricos no listrado Da Vinci e Frink, com faixas feitas à mão, quadriculado Heckel e pele de cobra na sarja Nash.


E, buscando o denim original com peso de 13 oz surge o Jones para uma linha workwear e o Gregg, 100% algodão e 9 oz.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: RAONY LOPREATO