Uma jornada de sucesso

Carol Garcia é jornalista, doutora e mestre em comunicação e semiótica. Coordenadora da pós-graduação de Criação de Imagem e Styling de Moda do Senac São Paulo, e docente universitária em várias instituições brasileiras e estrangeiras. Diretora científica da Modus Marketing e Semiótica, atua como coolhunter e consultora para negócios da moda países como Índia, México, China, Japão, França, Inglaterra, Itália, República Tcheca, Tailândia, Nepal, Chile, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, entre outros.

Nesta entrevista, Carol conta especialmente ao portal Guia Jeanswear como surgiu a parceria com o Senac Moda Informação e como foi estruturada a reformulação do evento, que aconteceu na última quinta-feira (24.03), apresentando as confirmações das tendências internacionais para a temporada de Verão 2012. Confira abaixo:

Guia Jeanswear – Como surgiu essa parceria junto ao Senac?

A fim de uma transformação na formatação do evento, a instituição me convidou para que junto ao Renato Shibukawa, fosse editora deste Senac Moda Informação. Atuamos em conjunto. Estou muito feliz com o resultado, pois acabei me envolvendo demais com todo o processo.

GJ – E como aconteceu essa reformulação do evento?

Pensamos em várias propostas, como estruturar o esquema dos experts para o processo de coaching e em selecionar temas sinestésicos, que integrassem a moda ao design, arquitetura, gastronomia e etc. A moda se traduz no comportamento como um todo, é um modo de viver. A proposta era fazer os visitantes compartilharem, participarem, por isso a escolha de um tema central, Fast Colours, e da cenografia que trazia uma ambientação de piquenique com alusão ao tema Jardim das Delícias.

GJ – E como surgiu a ideia de convidar o palestrante internacional Michel Penneman?

A primeira vez que tive contato com o trabalho do Michel foi quando o vi nas páginas da revista Wallpaper, que trazia uma matéria sobre seus projetos – a loja Antichambre e o hotel Pantone – nos quais a cor era o elemento mais importante, e que chamaram minha atenção. Quando definimos a principal temática da temporada, que tem tudo a ver com a importância das cores, enviei um email convidando-o para participar deste Senac Moda Informação. Fiquei muito feliz de ele ter aceitado vir até o evento e apresentar um pouco de seus designs. Ele conta que a ideia do hotel Pantone surgiu de sua bolsa da marca, e eu pensei que, se ele podia criar um hotel a partir de uma bolsa, os estilistas presentes também podem criar bolsas a partir de um hotel. É um privilégio tê-lo aqui, Michel é uma fonte de inspiração muito rica.

GJ – O Senac já te convidou para novas parcerias?

Eu continuo atuando na próxima edição como coolhunter e editora. Estamos discutindo a vinda de Gian Maria Argentini, CEO da marca italiana Allegri, pela qual já passaram criadores como Martin Margiela, Romeo Gigli, Viktor & Rolf e Giorgio Armani. Com 40 anos de atuação, Allegri é a casa italiana onde a expertise da produção de casacos, trench coats e jaquetas alcançou o máximo em termos de qualidade, inclusive no sistema de private label. Se nesta temporada o foco foram as cores, o evento de Inverno 2012 dará destaque à forma e à construção da roupa, pensando sobretudo na qualidade do produto final.

GJ- Qual a posição do jeans no contexto da moda? Acredita que o artigo ainda será símbolo da juventude por muito tempo?

Acredito que, mais do que símbolo de juventude, o jeans é símbolo de jovialidade, ou seja, é capaz de encarnar o espírito do tempo com uma flexibilidade ímpar. Por esse motivo, merece uma reflexão ampla sobre seu papel no guarda-roupa cotidiano, sobretudo com a presença cada vez mais intensa do sportswear no dia-a-dia das grandes cidades.

GJ – Quais são seus próximos projetos?

Nesse momento, estou afivelando as malas para o México, onde passarei 10 dias precisamente visitando 87 empresas de jeanswear naquele país! Meus planos incluem acelerar cada vez mais o trânsito de imagens da cultura entre países, no intuito de fortalecer a cultura de moda e o compartilhar de conhecimento entre os elos da cadeia têxtil, sobretudo na América Latina.