Vicunha aposta no ‘Novo Vintage’ em coleção apresentada em formato online

A Vicunha apresentou sua primeira coleção de 2020 com 12 lançamentos (seis no denim e seis no denim colour), em evento que aconteceu na última terça-feira, no formato 100% digital, reforçando o modelo de negócio One Stop Shop. A empresa já está preparando novidades para a próxima linha, que será divulgada em outubro ou novembro.

A apresentação foi dividida em duas salas virtuais: “Tendências, Produtos e Mercado de Moda” com os profissionais da Vicunha, Lorena Botti, coolhunter e Chico Gonzalez, coordenador de moda que mostraram as principais tendências, enquanto os novos produtos e lavanderia foram apresentados por Fábio Felix, coordenador em lavanderia e Dudu Jorge, técnico de lavanderia.

A têxtil elegeu o “Novo Vintage” como a macrotendência da temporada com foco na nostalgia – trend que promete continuar por bastante tempo. Lorena Botti contou que, segundo estudos, a nostalgia faz bem, aumenta a vitalidade, proporciona sentimentos ligados à segurança e conforto. E as novas gerações também vêm buscando por referências do passado num escape ao excesso de informações do dia a dia.

Além disso, a pandemia trouxe elementos que remetem a outras épocas como a volta do drive in, reprise de novelas e também um revival de bandas e formatos analógicos como fitas cassetes. “Estar muito conectado também cansa, por isso o jovem valoriza experiências analógicas”, comenta Lorena. Surgiram ainda ações como o envio de cartas, serenatas e entrega de cestas de guloseimas. O maior tempo dentro de casa fez crescer o interesse por jogos de tabuleiros.

Dentro do segmento jeanswear, o vintage nunca deixará de existir por se tratar de um clássico da moda. E, a partir desse tema surgem referências que foram divididas em: Volta às origens, Retrô com Conforto, Tátil e Acolhedor, Blacks Transgressores e Brincando com o Passado.

Volta às Origens traz o denim autêntico que revisita nossas origens, rígido, porém leve e com toque suave. Aqui entram looks “total denim”, shapes amplos como a boxy jacket e a calça mom para as meninas. No masculino destaque para a jaqueta workwear com costuras contrastantes. No denim colour podem ser trabalhados fits como a flare, slouchy, parkas e calças carpinteiros.

Retrô com Conforto aposta no denim original com elastano. Destaque para os macacões amplos, flare vintage com bolsos aparentes e vincos e skinnies com efeitos desgastados. No masculino fits relax e retos, truckers e a super skinny. Paletas de cores suaves podem ser trabalhadas na sarja em calças com referência aos anos 80, camisas mais largas e jaquetas utilitárias ou com elástico.

Tátil e Acolhedor evidencia as texturas, o conforto e aconchego em looks com carinha vintage destacando os novos produtos da Vicunha com aspecto de veludo cotelê. Aqui entram calças bootcut, cinturas mais altas, jaquetinhas slim e alfaiataria como ponto de partida tanto para o masculino quanto no feminino.

Blacks Transgressores fazem reverência aos anos 80 e 90 através da cultura jovem e trazem desde o black intenso chegando ao cinza puro. Aqui entram jaquetas bomber, calças com referências utilitárias, marcação de costuras, desgastes e o acid washed.

Brincando com o Passado aposta em referências históricas que são traduzidas através de estampas de sublimação no estilo photoreal. Para as meninas surgem casacos alongados, jaquetas com estampas artísticas como se fossem obras de arte, tapeçarias e o tie dye atualizado que pode vir mais espaçado e esmaecido. No masculino, os fits retos e skinnies fazem sucesso juntamente com imagens da natureza nas jaquetas.

Lorena Botti, coolhunter e Chico Gonzalez, coordenador de moda

Lavanderia

 

Fábio Felix, coordenador em lavanderia e Dudu Jorge, técnico de lavanderia

Fábio Felix e Dudu Jorge abordaram os lançamentos e todas as suas possibilidades em lavanderia. Confirmando o compromisso da empresa em trabalhar em parceria com seus clientes, a Vicunha apresenta seus produtos através de lâminas que agregam as peças com opções de lavagens e um QR Code onde é possível encontrar orientações sobre o que é indicado ou não realizar com o artigo, sinalizadas com verde (pode ser trabalhado), amarelo (requer atenção) e vermelho (não é indicado).

Fábio ressaltou a importância dos beneficiamentos valorizando o vintage clean, com fundos bem trabalhados e efeitos colocados de forma estratégica.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução