Há mais de 50 anos como líder no segmento, a Vicunha acaba de apresentar ao mercado seu novo posicionamento incluindo a palavra “jeansidentity” ao seu logo e dividindo seus produtos em cores diferentes inseridas em macrolinhas. Este novo momento da companhia traz também o modelo de negócios one stop shop, com a proposta de oferecer soluções integradas em jeanswear, do fornecedor ao consumidor final.
Em conversa exclusiva com o Guia JeansWear, a coolhunter da Vicunha, Lorena Botti, deu detalhes sobre as mudanças e as novidades da têxtil. Confira!
Guia JeansWear: Como começou todo esse processo de mudança dentro da Vicunha?
Lorena Botti: Ao longo dos últimos 18 meses, nós começamos a fazer um trabalho de parar, olhar para dentro e para fora, para o mundo. Iniciamos um estudo mais racional conectando tudo, trazendo uma reflexão: “como o mundo está e pra onde vai?”.
Com esta reflexão e a ajuda de muita gente, juntamente com o rebranding da Vicunha, começamos a organizar mais algumas informações em relação a este novo momento tanto da empresa quanto do mundo. A Vicunha já olha muito para o comportamento, para sociedade, para tudo o que está acontecendo. Somos industriais mas temos essa sensibilidade também. Então, organizamos também toda nossa coleção e produção em seis macrolinhas.
GJ: E como essas macrolinhas são organizadas?
LB: Cada cor representa uma macrolinha. O amarelo vem associado aos produtos elastizados, é uma cor que lembra movimento, energia. Com isto, todo os elastizados entram aqui na linha V. Moove. O laranja é uma cor quente também, vibrante, referente ao athlesure e representa a V. Athletic para moletons, malha, stretch multidirecional.
Enquanto isto, o lilás está associado a algo diferente, o V. Tech, que une diferentes tecnologias, com inovações, experimentação de fios, coatings. Ele é voltado ao consumidor que quer utilizar uma peça tradicional como o jeans, mas com algo diferente, com representatividade e com características que podem diferenciar o look.
Já o tom verde ficou para a linha V. Eco, onde entram nossos selos Less Water (redução de água) e o Recycle (fibras recicladas), além de todas as questões em relação à sustentabilidade que a empresa trabalha há bastante tempo.
A linha V. Light é azul claro e reúne artigos com gramaturas leves, ideais para camisaria e tops. V. Original é o azul escuro, valorização do jeans autêntico, original, sempre com toque contemporâneo. O denim colour, escrito no formato britânico, reúne as sarjas presentes em todas as linhas.
Resolvemos reorganizar essas linhas em cima do trabalho que já estávamos fazendo e também sempre com foco do cliente, de uma maneira diferente. O cliente para nós não são somente os nossos, mas a cadeia como um todo. Seja quem compra nosso produto ou o consumidor final.
Material, linhas, palestras, todo o material de comunicação, seja interno ou externo, nossos serviços de lavanderia, todo este cuidado é pensando no comportamento das pessoas e que no final somos todos nós. Temos esta sensibilidade, e é assim que a gente sempre fez e vamos nos posicionar cada vez mais.
GJ: Vocês já têm algum retorno dos clientes em relação a estas mudanças?
LB: Quando nós organizamos o catálogo através de cores, simplificando os nomes, nós nos conectamos mais, deixando tudo mais prático e didático. Durante o evento (Vipreview, na última semana), ouvi de clientes que o espaço está mais organizado, estão enxergando melhor a coleção, está fazendo muito mais sentido cada macrolinha. Nossa intenção é facilitar para crescer todo mundo junto. A coleção é muito grande, e tudo isso vai estar nas etiquetas, comunicação, permeando tudo. Senti que o cliente está bem animado e este foi nosso objetivo.
GJ: A respeito da reformulação do logo, a intenção de incluir a palavra “jeansidentity” partiu de que princípio?
LB: Todo esse trabalho é uma evolução do que nós já tinhamos. A Vicunha tem um DNA muito forte, com foco no cliente. Tudo isso sempre existiu, fez e faz a nossa diferença. Então, queríamos transmitir esta mudança com o nosso logo, fazendo uma readaptação e incorporando o “jeansidendity”. O logo foi evoluído, criamos esta tagline. “Idendity” nos representa e representa o mundo.
Temos muitos produtos diferentes, versáteis e consumidores diferentes. O Brasil é muito grande, nós vendemos para o mundo inteiro, então cada mercado é um mercado e a Vicunha entende isto, estando cada vez mais preparada para servir estes setores. Nós entendemos e queremos estimular a cultura do jeanswear, repeitando muito a questão da identidade e diversidade, moda, estilo e comportamento do consumidor.
GJ: Neste novo cenário da empresa, quais são os principais lançamentos da temporada?
LB: Dentro da linha V. Eco, lançamos no semestre passado artigos com fios reciclados utilizando aparas de tecidos, sobras, e agora a gente fez parceria com a Lenzing, para a criação do primeiro jeans brasileiro sem algodão virgem.
Nós misturamos os fios reciclados (algodão) de nossa produção com a matéria-prima da Lenzing — com fio extraído de polpa de celulose, madeira de reflorestamento e coleta de roupas que seriam descartadas — desfibrilamos e produzimos um novo fio com o algodão reciclado da confecção e a fibra de celulose.
Sendo assim, nosso produto tem três inovações: o que a gente já fazia que é o algodão reciclado, e esse fio que traz celulose mais algodão reciclado de peças que já existiam. É o primeiro passo para a economia circular de verdade, porque sabemos que a sustentabilidade é um caminho sem volta.
A Vicunha investe muito em tecnologia, em parceiros como a Lenzing, investe bastante em pesquisas, projetos como a Moda pela Água, Pegada Hídrica, com isso influenciando desde o estilista até lavanderia, puxando toda a cadeia para fazer uma moda, um mundo melhor.
Criamos uma tecnologia própria e muita exclusiva para produtos mais assertivos com toque, conforto e inovação. São quatro lançamentos: o Quincy, Chandler e Paolo (V. Moove), Timber (V.Eco). Os artigos têm com tecnologia industrial exclusiva e própria nossa, com alto stretch, todos acima de 50% power, e quase nada de encolhimento. Isto é sempre uma questão importante para o consumidor. Queremos ajudar a melhorar a performance com foco em nosso cliente e no consumidor final em um produto mais confortável.
O Paolo, na linha V. Moove Fit, tem tecnologia FREEF!T® e o fio T400, ambos da LYCRA®. Além disso, há também nossa tecnologia exclusiva by Vicunha com toque, conforto, modelagem perfeita ao corpo, alta elasticidade, excelente retorno, com muito menos encolhimento.
Já no denim colour, dentro da linha V. Eco, o Eco Squash Color vem com algodão, elastano e poliéster todo reciclado a partir de garrafas pet. São produtos já consagrados que estamos melhorando cada vez mais.
Temos ainda fibras diferenciadas no brim, como o modal, tencel, viscose, tecidos premium para alfaiataria com toque e conforto. Novos acabamentos na linha V. Tech, o Opaque com construção de moletom e coating com brilho opaco, com aspecto tecnológico. Bright e Glossy, com acabamentos que conferem efeitos sofisticados.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação