DenimCast #2: Amelia Malheiros e o potencial da moda autoral e sustentável

Não estamos mais no mundo do “ou“, estamos no mundo do “e“. Esta foi uma das reflexões compartilhadas pela gestora da Fundação Herman Hering e co-fundadora do Santa Catarina Moda e Cultura, Amelia Malheiros.

Convidada para participar do segundo episódio do DenimCast, o podcast do site Guia JeansWear, Amelia Malheiros trouxe um pouco das vivências colecionadas através da condução do projeto Trama Afetiva.

O projeto de iniciativa da Fundação Herman Hering, que conta com a direção de Jackson Araujo e Luca Predabon, vem reunindo estudantes e profissionais interessados em repensar consumo, questionar modelos de organização social e econômico e investigar os verdadeiros valores da moda tendo como ferramenta de transformação o design.

Ao longo da entrevista, Amelia opinou sobre os desafios e dificuldades de se implementar uma versão brasileira para o conceito de sustentabilidade na industria local. Também abordou a necessidade de se trabalhar a moda de maneira mais inclusiva, bem como a oportunidade de aproveitar essa inclusão como um argumento encorajador para uma visão diferenciada de consumo “curativo”, tão necessária para o contexto atual.

Deixamos aqui também o convite para que os ouvintes conheçam o movimento “Eu Visto Brasil”, citado por Amelia e que pretende chamar a atenção para a indústria nacional, reconhecendo e valorizando seu DNA próprio – confira o vídeo abaixo.

 

Disponível também nas plataformas:

• Spotify: https://spoti.fi/3615dPM
• Apple Podcasts: https://apple.co/2TVqllR
• Google Podcasts: https://bit.ly/3eexFAu
• Breaker: https://www.breaker.audio/denimcast

• RadioPublic: https://radiopublic.com/denimcast-8jdexz
• Pocket Casts: https://pca.st/pgry5931

Apresentação: Vivian David
Edição: Thaina Barros
Vitrine: Thaina Barros

 

Episódio anterior do DenimCast: Insights sobre o setor denim frente à Covid-19