Nunca tivemos dúvida quanto à força da moda como modo de expressão, sobretudo em tempos difíceis. A necessidade de comunicar, e porque não dizer desabafar, se torna ainda mais necessária nas situações de desafio, privação e superação. As coleções de Verão 2021 internacional (equivalentes ao Verão 2022 brasileiro) se desenharam entonando essas falas contidas, transformando alívio, celebração, raiva, nostalgia e aceitação em formas e comprimentos.

Balmain
Nada de timidez: o denim assumiu formas corajosas e optou por estratégias inteligentes. Entre as falas de coragem e celebração apresentadas nas coleções, tivemos as mangas fofas, os ombros destacados e os volumes balonê de Vaquera, Patou e Anrealage. Também o perfume exótico e luxuoso de drapeados e decotes de um ombro só, finalizados em caimentos com estilo “indiano”, destaques de Balmain e Elie Saab. Um aspecto perfeito para se trabalhar o glamour na leveza do Chambray, por meio de misturas naturais.
Muitas produções, aparentemente rebuscadas, apresentaram estratégias perspicazes para o momento. Como exemplo mais forte, tivemos Balmain, que propôs diversos looks mesclando a bermuda jeans longa ao sobretudo ou blazer de alfaiataria. Uma produção até então impensada, que em seu formato literal, tem grande impacto e dramaticidade ao look. Mas, separada, revela uma formação composta por itens extremamente clássicos e essenciais. E assim a moda consegue ofertar o inédito, em formato familiar e fundamental.
O tie dye, tendência queridinha do momento, segue presente nas coleções. Porém como evolução, prioriza os formatos padronizados de listras verticais, horizontais, ou desenhos xadrez. Trata-se de uma demonstração de expertise quanto à técnica de tingimento. O visual manchado da estampa, permanece associado à bases relaxadas, como a pantalona molinha, a bata e mesmo o hobby ou kimono.
Ainda entre as apostas do catwalk, atendendo às mudanças de comportamento das gerações mais novas muitas marcas apostaram no look agênero. Entre elas, Kenzo, que sugeriu o jeans com sobreposição embutida à saia estilo samurai, encontrando no visual um formato concreto muito além do elementar para essa nova demanda.
Ainda entre as tendências, tivemos o resgate da cintura baixa junto ao fit bootcut na coleção de Balmain, a continuidade do jeans black sublinhada por Vaquera, e a permanência dos tons pastel sobretudo nas peças com estética cargo ou safári colocadas por Kenzo.
Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!