Canatiba destaca as principais tendências para o Verão 2022

A Canatiba apresentou aos clientes, nessa quarta-feira, seus lançamentos e as principais inspirações, shapes e cores que irão permear o próximo Verão. A consultora Bia Aidar destacou três palavras que seguem o comportamento dos consumidores: Reflexões, Experiências e Ousadia.

Reflexões

Traz um consumidor mais consciente em busca de um estilo de vida saudável, que procura conforto, durabilidade e praticidade nas roupas. Aqui entram ainda texturas que passeiam entre o antigo e o novo, o vestuário que vai da cidade ao campo ou praia, itens multifuncionais e básicos e o rústico que também pode ser sofisticado, além do conceito sloungewear, a roupa de casa vai para a rua também.

Destaque para as saias mídis assimétricas, efeitos tie dye e dip dye, coordenados, o western com as franjas em jaquetas, minimalismo, bases 100% algodão e mais leves e o masculino com peças com alta elasticidade. Florais e visual marmorizado no preto e branco, além de padronagens de natureza, étnicos e folhagens enriquecem as coleções.

Experiências

É a integração entre o real e o virtual cada vez mais próximos seguindo inspiração na tecnologia, artes visuais e esportes radicais vindos de jogos. Aqui a vestimenta busca adaptabilidade, proteção e multifuncionalidade com tecidos protetivos, confortáveis e design inovador.

Destaque para as amarrações com cadarços, reguladores, denim malha, calça jogger, monogramas, camuflados, muitos zíperes funcionais ou decorativos, uniforme urbano, peças utilitárias com bolsos cargo, o estilo a gender, bolsos contrastantes no jeans e nos colors, estampas digitalizadas ou pinceladas com referências à natureza e aos minerais.

Ousadia

A vestimenta é construída através da memória afetiva que revisita o passado e se atualiza com as novas tecnologias em peças atemporais, formas amplas, referências vintage, respingos de tinta e patchs. A moda personalizada, única e exclusiva busca ainda a rebeldia, inovação, o lúdico e o irreverente como forma de escapismo.

Aqui entram shapes arredondados, patchwork super colorido e com mix de estampas, o conceito upcycling com mistura de tecidos e beneficiamentos, bandanas inseridas em remendos, efeitos splatter com diferentes cores e manchas que seguem manifestações artísticas, além de collabs e cocriações.

Cores

Tons suaves passeiam entre o lilás (super importante para a temporada), verde água, amarelo, rosa, além de cores mais vivas e os terrosos com beges, camelo e o verde mais fechado.

Estampas

De bichos, listras, frases, mensagens, padronagens de lenços como as bandanas, arabescos, florais e grafismo no preto e branco.

Formas, tecidos e detalhes

A temporada traz uma moda com alta durabilidade, a vestimenta multifuncional, foco nos tops devido ao trabalho remoto, tecidos com conforto, toque e tecnologia. É importante renovar peças tradicionais, investir em artigos diferenciados, com valor agregado e que possam durar muitas estações.

Para o masculino, entram camisas com contraste de costuras, zíperes, efeitos bleached, intervenções artísticas, além de agasalhos com bolsos frontais e mix de tecidos. As jaquetas podem vir com estampas localizadas, mais esportivas com reguladores ou com frisos nas mangas ou leve tie dye. Blazers ganham logomania ou abotoamento deslocado.

Entre as bermudas, destaque para o denim malha, animal print, cintos do próprio tecido, camuflados e o estilo utilitário. Já as calças podem vir com efeitos splatter, com recortes, frisos, patchs, cerzidos, pregas e, beneficiamentos ácidos. Os shapes passeiam entre as skinnies, slim, jogger, slouchy e reta.

No feminino o brallet continua sendo o queridinho das meninas, em diferentes formatos e detalhes. As camisas ganham golas arredondadas ou pontiagudas, babados, assimetrias, efeitos tie dye, desgastes e mangas com volumes e franzidos.  As jaquetas surgem com desfiados ou no overdye e os blazers podem ser trabalhados com patchwork e processos manuais.

As minissaias se reinventam com recortes, rasgos, volumes, pregas e o comprimento mídi continua em alta e ganha remendos, desfiados e assimetrias. Já os shorts passeiam entre os utilitários, na linha A com cintura dupla ou clochard, com aplicação de mangas de jaqueta e cut off no cós.

As skinnies podem vir com abotoamento lateral, efeitos marmorizados, metalizados. A slim ganha recortes, mix de lavagens, bigodes, rasgos e desfiados. O shape reto se destaca pelo bloco de cores, patchs, barras com amarrações e bandanas remendadas.

Há ainda espaço para as calças com pregas no denim e no color, calças utilitárias com cinto do próprio tecido e zíper frontal, jogger com bolsos laterais, punhos e barras com elástico, pantalonas, flare com abertura na barra e no estilo cropped e a wide com mix de lavagens e aspecto alfaiataria.

Destaque para os vestidos camisa mais limpos e no denim original ou com efeitos tie dye, padronagem tropical, franzidos e babados. Macaquinhos e macacões também continuam como apostas da temporada.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!