No terceiro dia da Semana de Lançamentos, a Denim City SP recebeu as palestras da LYCRA® com as inovações da marca para o mercado jeanswear apresentadas por Melissa Stewart e Silvana Eva, da ICLA com o tema “On Life” e as presenças de Albino Rafael e Maurício Lobo, da Capricórnio com as Capri Trends abordadas por Giuliana Castelo Branco, e abordou “O Jeans do Brasil” com Beth Venzon, Gabriela Cirne Lima, Giuliana Castelo Branco e Jussara Romão.
Entre os destaques, a Canatiba trouxe as principais tendências e novidades para o Inverno 2022, com a gerente de marketing Ivna Barreto e a consultora de moda Bia Aidar.

A Canatiba está de casa nova, em um amplo espaço inaugurado nessa semana, na Denim City SP, com decoração que inclui muito verde e, até sons de passarinhos, como se fosse o quintal de casa, seguindo o mood da estação e, apresentando todos os lançamentos da têxtil.
Ivna destacou um novo modo de apresentar as linhas da Canatiba em uma plataforma que busca simplificar a vida do cliente; para que ele entenda melhor os produtos e tecnologias. “É necessário prever o desejo do cliente, perceber o que ele não percebeu, conseguir entende-lo, conversando e encontrando um produto para o desejo que ele nem sabe que tem”, comentou.
A gerente de marketing abordou a linha Canatiba Printing, lançada em março, que vem fazendo um enorme sucesso e trouxe três referências para os estampados. Confira abaixo:

Direto das Séries
As séries viraram as novas novelas com diferentes streamings estourando em variadas faixas etárias. Dentro desse contexto surge o frescor do college e novos xadrezes que podem ser usados tanto no inverno quanto no verão. Destaque para as bases leves com xadrezes híbridos com ‘pontos de intersecção’ aquarelados, com listras, cores e texturas.
Jardim do Éden
A natureza que invade as casas e torna-se primordial no cotidiano das pessoas, onde entram muitas plantas e florais trazendo alegria e descontração. Flores psicodélicas, híbridas, maxi, o liberty e aquarelados chamam atenção.
Abstratos e Orgânicos
Há uma necessidade de se transportar para uma época em que não vivemos, resgatar processos criativos, o luxo, a opulência, o abstrato psicodélico e o animal print com novas nuances.

A Canatiba trabalha ainda com PTs que podem ser estampados conforme a coleção de cada cliente, como se fossem telas em branco, prontas para utilizar a criatividade.
Lançamentos
Dentro da família Smart Denim onde são trabalhados tecidos inteligentes e funcionais que vão além do jeans surge o Utilitários, nova tecnologia que traz cores ultra sólidas em tons de amarelo, alaranjado, vermelho e vinho em bases sarjadas e maquinetadas. “PT não é só sarja ou chino, temos muitos outros produtos e construções”, diz Ivna.
A linha Tecno Comfort reúne todas as tecnologias de manutenção da forma, máximo conforto, ajuste perfeito e alto poder de recuperação. Aqui a novidade fica por conta da tecnologia UniCore que leva fio encapado com um componente bicomposto, conferindo performance de tecido rígido, sem ceder, com leve stretch, mantendo a forma por inúmeras lavagens, além de oferecer conforto térmico e toque macio.

Na família Megaflex de tecidos elastizados e denim malha o destaque fica por conta dos blacks que ganham um novo olhar como os artigos que surgem com trama tinta que revela ring dye, aspecto craquelado.
A linha ÉKO trabalha com tecidos que contribuem para a preservação do meio ambiente produzidos através de processos ecologicamente responsáveis e com mix de fibras sustentáveis onde entram fibras naturais com construções diferenciadas que trazem conforto e aconchego.
É importante salientar ainda que tecelagem recebeu a certificação OEKO-TEX STANDARD 100 (Classe II). É um processo com reconhecimento Internacional que abrange todas as fazes industriais, desde a matéria-prima até o acabamento dos produtos, e garante a não toxidade dos tecidos Canatiba em contato direto com a pele.
TENDÊNCIAS
Durante a apresentação, a consultora de moda Bia Aidar apontou as principais direções criativas, cores e produtos para o Inverno 2022. São elas:
Equalize
Justamente a ideia de equalizar fazendo uma declaração à natureza, desde a percepção que devemos cuidar do planeta, com mais consciência até a inspiração de sua perfeição irregular e abstrata. É o equilíbrio entre liberdade e contenção, criatividade e realidade, paciência e precisão.
É um tema atemporal e vem de encontro com as novas necessidades do momento como os trabalhos remotos e a busca pelo conforto em produtos sustentáveis e funcionais. Há uma vontade de ir para espaços abertos, mas com sentimento de proteção. Aqui entra a valorização de bases maleáveis e, do simples nos essenciais e nos mais elaborados, das roupas que podem ser usadas várias vezes. Traduz ainda o futuro da diversidade na indústria da moda de forma otimista com um olhar para frente e prevê o quanto ainda deve ser feito.

As peças são práticas, funcionais e confortáveis, minimalistas e com detalhes sutis. Destaque para as camisas com zíper no masculino, esporte minimalista, jaquetas mais largas, upcycling e bloco de cores e, o visual mais rústico.
As fibras ganham toque suave, pelos e peles, formas amplas. O design mistura assimetrias e formas simples. Com foco na natureza surgem desenhos abstratos, visual de pátina escovada, texturas.
Script
Aqui o vintage e o artesanal se unem em produtos personalizados, na valorização e preservação das culturas em uma abordagem mais pessoal em relação ao produto final e ao processo de desenvolvimento. Foco em materiais naturais para serem reutilizados, do feito à mão e, revitalização do contexto histórico que impacta roupas com memórias afetivas.
Destaque para o visual moderno e retrô, xadrezes, intervenções artísticas, patchs aplicados que lembram a referência old school, além do estilo farm e country e o vintage folk em looks com calças bootcut ou flare com coletes artesanais. O esportivo folk também surge em jaquetas bombers e na estampa Paisley.
A ideia do vintage global se faz presente em jaquetas trabalhadas com ilhoses e cordas e o decorativismo e customizações, principalmente na parte de trás das jaquetas. Em uma pegada mais romântica surgem babados, volumes, amarrações no pescoço e moletons com detalhes.
Influências étnicas mesclam padronagens e efeitos do patchwork, além dos patchs aplicados, blocos de cores conquistados em mix de lavagens. O estilo minimalista surge em conjuntos all denim. Há ainda o mix and match na mistura do vinil ou veludo com o jeans.
Prism
Este tema jovem busca inspiração na natureza e nos avanços da tecnologia. Mantém a austeridade de estranheza e realidade traduzindo muitas vezes o surrealismo em uma nova estética para o dia-a-dia. Novos conceitos de streaming divulgam marcas e produtos. Aqui entram esportes invernais, iridescência inspirada na Aurora Boreal e um toque de rebeldia punk que impactam o estilo jovem para criar novos conceitos de linguagem no mundo atual.
Com toques futuristas surgem peças em jeans com detalhes no prata e no dourado como se fossem armaduras dos guerreiros e sobreviventes. Brilhos podem ser usados durante o dia, recortes podem ser mais simples ou arredondados e os volumes são encontrados, principalmente nos ombros. Destaque para o cut out tanto no masculino quanto no feminino em jaquetas com vazados, zíperes e mix de tecidos.

Peças unissex ganham reguladores e zíperes e os utilitários surgem com detalhes de matelassê, mix de tecidos, calças com volumes e bolsos amplos. Golas mais altas sugerem design diferenciado e proteção. As estampas são distorcidas, digitalizadas e modernas.
Cores: A estação vai trabalhar amarelos vibrantes, alaranjados, fúcsia, vermelhos vivos ou mais fechados, verde floresta ou bandeira, azuis suaves, esportivo ou quase preto, terrosos, vinho, marrons, oliva, off White, creme, rosas leves e um pouco mais vibrantes.
Shapes femininos
Entre as modelagens femininas, Bia destaca os bralletes e corsets, camisas com blocos de cores ou com tecidos usados do avesso, moletons, estampas camufladas, coletes com efeito matelassê, jaquetas biker ou alongadas, golas abertas, costas trabalhadas, ombros caídos, parkas com toque acetinado, upcycling no blazer.
A minissaia é a bola da vez, mas há espaço também para o shape envelope, saia midi, mais ajustada com rabo de peixe e longa com estampa floral ou com abertura. Já os vestidos surgem no estilo camisa ou mais românticos com print floral e rodados. As calças retas, joggers, mom, slouch mais solta, flare e bootcut chamam atenção.
Confira a transmissão na íntegra:
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!