Conheça detalhes discretos que tem poder de personalizar o jeans

Na hora de escolher um jeans, nem sempre são os elementos que mais impactam e chamam atenção que definem seu efeito escultural e lisonjeiro. Algumas construções discretas, entendidas como pequenos caprichos, na verdade são cruciais para definir uma boa modelagem. E isso vale também para a qualidade dos fits relaxados, que estão em alta na temporada de Verão 2022.

River Island e Bershka

Entre estas construções estão as pences, aquelas pequenas dobras de tecido, que lembram ajustes de costura. No jeans, elas têm uma função muito maior do que criar volume, ou ajustar bainhas. Se você encontrá-las numa calça, é sinal de que você está diante de uma peça com modelagem mais personalizada.

Estamos habituados a percebê-las nas palas traseiras do jeans ajustado, como recurso para o efeito de levantar a silhueta, criando um efeito “up” no visual. No entanto, a retomada dos fits balão, baggy, e pantalona tem incorporado a construção em áreas como entre pernas, joelhos, e bainha – tudo para criar uma construção mais escultural e fashionista nestas modelagens.

Na borda do bolso frontal da skinny ajustada, a pence evita o acúmulo de tecido, e proporciona uma silhueta mais esguia no jeans até mesmo na posição sentado. Nos joelhos, temos um efeito mais curvo nas entrepernas, que além de ser ergonômico também é fashion e rebuscado.

Além das pences temos as pregas, que são as dobras de tecido que acumulam volume no jeans. Nesta temporada, a construção tem um propósito bem distante de levar o alinhamento da alfaiataria, que é sua referência original. Ao invés disso, a proposta da construção é tornar mais enfático e drástico o volume das modelagens relaxadas. Por isso o detalhe aparece como uma qualidade maior nas peças, dialogando com lavagens essencialmente streetwear.

Outro detalhe que tem emergido como uma ideia de diferenciação sutil nas calças é a fenda. Com muita discrição, uma breve abertura na bainha revelando tornozelos, já é capaz de sublinhar o discurso único de uma calça.

Ainda falando de bainha, temos tiras com fivelas de ajuste, criando efeito de styling no jeans, que com o ajuste pode oscilar da bainha ampla para o caimento balão.

Todos esses detalhes são importantes, pois representam escolhas de moda mais personalizadas, mas que mantêm no jeans o acabamento alinhado e industrial.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!