Cottagecore resgata o jeanswear leve e confortável

Imagine uma paisagem bucólica repleta de bichinhos fofos, frutas que podem ser colhidas no pé, muitas flores em tons de outono ou apasteladas e um perfume vintage de casa de campo da vovó. Dá até para sentir o cheirinho gostoso do café coado na hora e do bolo de fubá saindo do forno. Este é o clima da nova tendência Cottagecore que vem surgindo com força, lá fora, desde o final do ano passado e que já invadiu as coleções nacionais.

O estilo traz referências românticas e campestres onde a natureza é a estrela principal. Nada mais propício para esse momento em que estamos vivendo. Aliás, essa é uma das tendências que surgiram exatamente devido à pandemia.

Que tal dar uma fugida para um lugar onde o verde predomina, os passarinhos cantam e o vento possa bater em nosso rosto sentindo o poder da liberdade e da felicidade? E mesmo que isso, ainda não seja possível, olhe pela janela, aviste o horizonte, cultive plantas em casa e busque a paz que a energia do Cottagecore traz com muitos vestidos leves e fluídos, estampas florais, ou o xadrez vichy e tecidos naturais.

Dentro do segmento jeanswear as modelagens amplas e mais soltinhas fazem sucesso tanto em calças quanto em peças únicas. Invista em fits retos, croppeds com elástico e cordões na cintura, clochards ou mom. Detalhes como pregas, franzidos e lavagens no delavê também se destacam entre as calças. As sarjas super leves surgem em tons terrosos e mais claros.

Os macaquinhos, macacões e salopetes casam perfeitamente com t-shirts em algodão ou camisas no jeans. Para o Inverno vale trabalhar o denim com aspecto veludo cotelê tanto no azul quanto nos marrons ou beges. Para os dias mais quentes, recortes e vazados garantem o frescor da estação. Destaque para os bolsos e abotoamento frontais e alças largas, fininhas ou em couro.

Entre os vestidos, os queridinhos do Cottagecore, há opções que vão dos mais longos aos curtinhos ou mídis e, que ganham babados, bordados, estampas que remetem à natureza bucólica, mangas bufantes porém, super delicadas, modelos com saias sobrepostas, franzidos e golas no estilo princesa.

Vale investir no laise, em aplicações florais, na mistura de rendas na blusa de estilo vitoriano no look com minissaia e nos bordados com cerejinhas, cogumelos ou diversos tipos de flores e xadrezes.

Os tecidos mais utilizados passeiam entre o liocel e tencel chegando aos algodões e o linho, com aspecto rústico, além do denim original. Em lavanderia o aspecto clean prevalece, porém há espaço também para o patch e rasgos.

Seguindo referências utilitárias, a vestimenta do campo ainda traz jaquetas e casacos em sarja nos tons verde militar ou terrosos e vestidos xadrezes que podem ser usados com a cintura marcada, para uma aventura em meio à natureza.

Nos pés, aposte no interessante contraste das botinhas pesadas com a leveza da vestimenta fluída dessa tendência que promete invadir diferentes nichos de mercado. Para looks mais urbanos, os tênis garantem o mood comfy dessa tendência.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!