Detalhes dos desfiles que vão estar no seu próximo jeans

Quem nunca comprou uma peça de roupa por ter se apaixonado por um botão, que atire a primeira pedra. Metais com jeito de “mimo”, botões que trazem lembranças, são detalhes comuns nas coleções de moda.

Nas passarelas, muitas vezes eles passam “batidos” , pois não são percebidos pelos nossos olhos.  Isso acontece porque é difícil filtrar o detalhe diante de tantas informações novas. Mas saiba que os aviamentos (botões, zíperes, vivos) são elementos cruciais para levar o conceito das estações até mesmo para o consumidor mais básico, renovando  seu ego.

Saint Laurent

O Inverno 2021 internacional (equivalente a 2022 brasileiro) vai estar repleto destes detalhes, que são verdadeiras armadilhas emocionais.

Botões com cara de jóia, mix de aviamentos com vestígios de tempo, e fechos com apelo de modernidade, são os complementos que reforçaram nas coleções de Inverno 2021 seu discurso conceitual. Muitos deles foram ofuscados por formas inusitadas, luxuosas ou rebuscadas. Outros, como as fivelas decorativas de cintos, protagonizaram as produções.

Mas para a nossa equipe de pesquisa nada passa despercebido, por isso selecionamos um “close” nos aviamentos e acessórios que prometem influenciar até mesmo os looks mais básicos da próxima temporada de Inverno 2022.

Fivela com visual de joia

Como publicamos na semana anterior, os cintos voltaram a acompanhar os looks jeanswear com força, resgatando no consumidor o visual arrumadinho. Mas no Inverno 2022, esse status vai ser maior. As fivelas da temporada de frio podem assumir formas figurativas, como corações, ou mesmo aparência de joia, como na coleção de Saint Laurent. Ao invés de tiras e amarrações, teremos muito mais metais, correntes e pedrarias.

Botões desgastados

A nostalgia tomou conta dos botões de metal flexíveis, aqueles que acompanham jaquetas e calças jeans. Na coleção da Acne Studios, o botão de metal ganhou aspecto colorido e desgastado, e brincou com as cores no mesmo abotoamento, como forma de “quebrar” a rigidez dos looks denim azuis mais escuros e estruturados.

Metais especiais

Muitos designers resgataram em seus aviamentos aquela sensação de “se sentir especial através da roupa” inspirando-se no aspecto valioso das jóias. Como exemplo, temos Carolina Herrera, que pontuou suas peças em denim com botões dourados em formato de coração, lembrando delicados pingentes.

Também Ulla Jonhson, que elevou a percepção de alguns detalhes em suas peças coloridas, usando botões em formato de meia-esfera. Também as diversas correntes de metal e strass que permearam as coleções de Phillip Plein.

Ulla Jonhson

Styling com fivelas

As fivelas trazem a mesma ideia do look arrumadinho porém variando seu discurso do glamour à rebeldia. Para falar de modernidade em tom rebelde, as fivelas podem acompanhar ponteiras de couro, camurça ou outro material, proposta de Hèrmes.

Já para comunicar glamour, o acessório poderá adotar o banho dourado. Além disso, pode servir como ferramenta para ampliação das possibilidades de styling de uma roupa, a exemplo de Beatrice B, que usou a fivela na bainha para oferecer a opção de barra Aladim ou convencional.

Aviamentos forrados

O capricho de botões forrados ou zíperes com puxadores no mesmo material e banho do jeans beneficiado ou colorido é retomado na estação. Como exemplo temos as tiras em denim acompanhando os fechos de Carolina Herrera e os botões forrados de Ulla Johnson.

Vivos nobres

O Inverno 2022 trouxe muitas peças trabalhadas em recortes e estruturadas marcando o visual do dry denim, aquele com visual não beneficiado. E para se sobressair nessas peças marcando o rebuscado trabalho de modelagem, muitos designers recorrem aos vivos, porém em materiais que valorizaram as peças, lembrando couro ou emborrachado.

Acne Studios

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!