Diferentes estilos e ideias para trabalhar o upcycling

Upcycling, uma palavra que vem permeando o mundo do denim há algum tempo, mas que nunca fez tanto sentido como agora. Em tempos de crise, estoques e vendas paradas, tecidos ou peças encalhadas, nada melhor do que usar a criatividade e colocar a mão na massa para ressignificar e reutilizar o que temos em nosso acervo.

Para isto, é importante saber exatamente qual o estilo de upcycling seguir, que vai de encontro ao perfil do seu público-alvo. Há infinitas possibilidades, desde a valorização da história da marca utilizando tecidos antigos que possam contar uma trajetória rica em detalhes até a alfaiataria mais clássica, em peças clean e sofisticadas.

Dentro desse contexto, entram ainda ideias do patchwork colorido, do artesanal, onde podem ser trabalhadas rendas, crochê, bordados ou a colcha de retalhos em tiras justapostas ou recortes inusitados.

Para a Primavera-Verão 2021, correspondente ao Verão 2022 brasileiro, Dolce & Gabbana trouxe como referências a cidade de Sicília, na Itália juntamente com o aspecto handmade do patchwork repleto de tons vivos, estampas e tecidos variados. A grife celebra suas raízes e faz um mix interessante com adamascados, florais, animal print, poás, listras, grafismos e tecidos coloridos em calças skinnies ou croppeds, saias rodadas, vestidos ajustados e blazers assimétricos. É possível trabalhar micro quadradinhos, faixas laterais, enviesadas, recortes ou colocadas de forma aleatória.

Já em uma pegada minimalista o estilista Lutz Huelle, também para a temporada SS 2021, trouxe opções com lavagens contrastantes. Destaque para a saia mídi com o bolso deslocado para a parte central da peça e para a jaqueta com mangas assimétricas em tom mais escuro.

A moda masculina de Heron Preston (Primavera-Verão 2021) traz o streetwear renovado em jaquetas e calças comfort com retalhos desfiados em diversos azuis. O aspecto do denim natural vem valorizado no tom cru e marrom bem clarinho.

Barrados também podem surgir como aposta do upcycling na pantalona que ganha babados na estampa Paisley ou na cropped com tule bordado em um estilo mais romântico. Já a minissaia surge completamente renovada com o trabalho em crochê.

Geometrias e assimetrias surgem em peças limpas e descomplicadas num mix de tecidos e lavagens. Vale ainda desconstruir peças e criar outras utilizando bolsos, cós, entre outros retalhos como na saia longa rodada.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!