As cores que escolhemos para vestir, diariamente, representam a mais sincera expressão do momento que vivemos. Cada tom leva em sua nuance um pouco das nossas emoções, aspirações, e mesmo um forte sentido histórico da era que vivemos.
Isso vale até mesmo para a mais neutra e indefectível de todas as tonalidades: o preto. Engana-se quem pensa que essa cor é “muda” em nosso estilo. Especialmente quando se fala de jeanswear: no nosso look, o tom preto pode “dizer” muitas coisas.

Bershka e River Island
Ele pode ser a cartela de uma produção essencial, para aqueles dias de humor discreto porém elegante. Por outro lado, também pode ser a escolha para uma reviravolta rebelde de vida, com direito a rasgos e volumes relaxados. E nenhuma dessas alternativas exclui sua associação como alternativa sedutora para momentos de mistério, luxo e glamour.
Com tantos sentidos para a cartela black, no jeanswear, apenas um é indiscutível para a moda: o seu potencial atemporal.
Por isso, no Inverno 2022 o black denim estará mais numeroso nas coleções. Ele será o tom que irá permitir maiores extravagâncias no volume, superfície e construção dos estilos, através da sua característica atemporal.
As coleções ready to wear evidenciaram claramente algumas das extravagâncias mais direcionais da cartela. Peter Do, apresentou volumes e comprimento de pantalonas mais dramáticos, em produções refinadas apontando um caminho chic com visual alta moda para o black denim. Já R13, renovou peças essenciais como a jaqueta oversized, através de peças esculturais, retorcidas e assimétricas com clara influência da técnica do moulage.
O e-commerce entendeu o recado, e percebemos alternativas extremamente criativas do jeans black: skinnies com bainhas de plumas, pantalonas mais enfáticas no corte, superfícies decorativas aplicadas ao denim black e calças com laterais puídas formando faixas contrastantes são alguns exemplos.
A ousadia do jeans black também está presente em rasgos sugestivos em localizações improváveis, provocantes construções cut out expondo a pele na área dos quadris, e principalmente em fendas que agregam elegância na barra de modelagens retas e flare.
Enquanto a skinny se mostra mais glamourosa, alternando-se entre o minimalismo e a aparência decorativa, pantalonas e mom se dividem entre estilos streetwear e alfaiataria. Além disso, o varejo online confirma que existe a demanda por um mix mais diversificado do Denim Black.
Entre as ideias especiais para a temporada que constam entre os itens mais buscados do varejo digital, estão as saias mídi, como a godê com pontas assimétricas de Sacai. Com destaque ainda maior, temos os parkas urbanos, elaborados para cumprir ao mesmo tempo a função de vestido utilitário, proposta por Gestuz.
Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!