Um olhar para dentro, para nossa história, nossas vivências, memórias, o passado revisitado com um olhar para o futuro, para um mundo melhor, mais humano, diverso, igualitário e sustentável.
Esses foram os principais pontos de partida para as coleções apresentadas na última edição do SPFW que reuniu 43 marcas, entre as já consolidadas no mercado e novos criadores também incluídos no projeto Sankofa, um coletivo de estilistas negros, com oito marcas, em uma iniciativa da plataforma Pretos na Moda e da startup de inovação social, VAMO.
Todas as influências e novos comportamentos que a pandemia somente acelerou estiveram presentes como a valorização do comércio local, pequenos produtores, matérias naturais, sustentáveis e reaproveitamento de artigos, inspiração que traz o frescor da natureza, a esperança por novos tempos e um desejo de muito glamour e sofisticação para quando for possível voltar ao “normal”.
Culturas vindas de diferentes partes do país, religiões diversas, a fé, minorias, representatividade, toques artesanais e manuais e, muita tecnologia também, resgatam nossas lembranças com um pé no futuro próximo, em busca de novas maneiras de se trabalhar em prol de um mundo melhor.
Traduzindo tudo isso, na prática, em roupas que podem ser usadas em diferentes ocasiões, porque praticidade e funcionalidade também viraram uma premissa no mundo da moda.
Confira a seguir as 10 principais inspirações no segmento jeanswear para o Verão 2022:
1. Denim limpo, somente amaciado em formas amplas
2. Denim rígido e color em tons suaves
3. Denim com bordados, aplicações e estampas criativas e lúdicas
4. Workwear em conjuntos e macacões
5. Patchwork de tecidos reutilizados seguindo o conceito do upcycling
6. Tecidos naturais com aspecto rústico, mais pesados, porém, com toque suave e excelente caimento
7. Mix de lavagens contrastantes
8. Conforto, sempre muito conforto em shapes mais soltinhos, retos, afunilados ou croppeds
9. Efeito tie dye ou pinceladas no conceito hand made
- 10. Sarjas com aspecto tecnológico ou aparência de fibras bem marcadas
Muito mais do que desfiles
Já faz tempo que o SPFW une moda, cultura, sustentabilidade, movimentos sociais, inclusão, dentre outros assuntos importantes que também dizem respeito ao mundo fashion. Nesta edição online, o evento trouxe encontros criativos entre estilistas e mentorias para 50 projetos que passarão por uma jornada imersiva.
“O objetivo é ir além da criatividade e talento, e se aprofundar nas novas economias para acessar e circular recursos e facilitar o fortalecimento mútuo através da colaboração, cocriação e articulação”, explica Graça Cabral, curadora e mentora do projeto. “Uma jornada para orientá-los a buscar processos regenerativos que possam gerar mais valor para suas iniciativas e territórios, ampliando sua viabilidade, impacto e relevância com mais propósito, sustentabilidade e consciência.”
O SPFW realizou ainda uma série de conversas virtuais com profissionais e protagonistas renomados das mais diversas áreas, para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa da moda em torno de temas como empreendedorismo, gestão de negócios, diversidade, protagonismo feminino, sustentabilidade. Os convidados foram Rony Meisler, Caito Maia, Adriana Barbosa, Rachel Maia e Flávia Aranha.
A cobertura de alguns dos principais desfiles você pode conferir clicando aqui.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!