Inspiramais aposta no tema Future Proof em sua edição 2022_II

A última edição online do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais para Moda aconteceu entre os dias 13 e 16 de julho. O evento, voltado para a temporada 2022_II, trouxe como destaque o tema Future Proof que fala sobre esse momento em que estamos vivendo com foco em novos códigos, comportamentos e necessidades para estabelecer diferentes conexões. E, para esse Futuro do Amanhã, as empresas precisam ser relevantes.

Walter Rodrigues, coordenador do núcleo de pesquisa e design do Inspiramais

O Inspiramais apresenta a cada semestre o lançamento de mais de 600 materiais desenvolvidos para os segmentos de calçados, confecção, móveis e bijuterias, com base em uma pesquisa do núcleo de design, considerado aspectos sociais, econômicos e culturais que impactam diretamente na moda.

O evento apresentou em torno de mil lançamentos e reuniu expositores como Covolan Têxtil, York, Primu´s Têxtil, Comas, Altero, Sprint Têxtil, Basf, entre outros.

Walter Rodrigues, coordenador do núcleo de pesquisa e design do Inspiramais, trouxe as principais tendências presentes na pirâmide de produtos que funciona da seguinte maneira: 10%, o topo da pirâmide que corresponde ao laboratório e experimentação além da inovação com propósito, que pode gerar valor. Já o meio são os 30% que se baseia na estratégia, planejamento, processo que geram assertividade. Por fim, os 60%, na base que inclui o know how, a segurança que geram preço e competividade.

Nesse sentido, a tendência mais inovadora é a Future Proof correspondente aos 10% da pirâmide. “Diante das exigências que esses novos tempos nos reivindicam há uma pergunta que não quer calar: Qual é a chave da transformação para o mercado de produtos de moda? Vivenciando a aceleração e a digitalização do nosso cotidiano, fica claro que o que é à prova de futuro é a relevância”, afirma Walter Rodrigues.

E, continua: “Ser relevante é traduzir esses sentimentos em formas de materiais e depois de produtos tornando-os desejados e necessários. O futuro vai exigir ações positivas aqui e agora, sendo que inserir propósito na cadeia de valor de um produto, será fundamental para o seu sucesso. Assim, um produto relevante será lembrado e valorizado tornando à prova do futuro”.

O Future Proof aposta em tons como o azul do mar, amarelo claro e lilás acinzentado e traz alguns subtemas como o Quantum (menor parte de qualquer célula ou material) que significa para a moda a essência que pode vir fragmentada em oposição às texturas e acabamentos. Destaque para as canaletas nos tecidos, mix entre lisos e texturizados e o conceito de upcycling ou reciclagem de retalhos no denim. Outro ponto é olhar para a essência das rochas e pedras preciosas e o uso de estampas com estes temas.

Já o Esporte traz a sensação de liberdade em um momento em que ficamos tanto tempo confinados. Aqui é importante trabalhar com materiais tecnológicos que unem conforto e design inovador. As Olimpíadas que começam nessa semana também inspiram esse movimento com um olhar para os uniformes que combinam tradição e performance, assim como as marcas de luxo que já vêm incorporando peças mais esportivas em suas coleções onde entram recortes, cores e formas dinâmicas.

Desossar traz seu significado pautado na retirada da estrutura em materiais macios e fluidos, modelagens amplas, com volumes, drapeados e vazados.

Já o Hipervisual mescla o maximalismo, os grafismos e as referências hacker e geeks onde entra a cultura que envolve o digital e os games. Destaque para as séries de TV, cores, movimentos, energia, modelagens inovadoras e estruturas com luzes e efeitos da op art ou holográficos delicados, geométricos e grafismos.

Na Ancestralidade a inspiração surge da matriz africana em todos os continentes da América através de cores e estampas e suas diversas etnias.

 

Antídoto

Os 30% da pirâmide corresponde ao tema Antídoto que busca soluções e inspirações na natureza, no conceito de Biofilia que liga os seres humanos a outros organismos vivos. Aqui a natureza ganha destaque, principalmente durante a pandemia, onde valorizamos cada vez mais nosso ecossistema. A Sustentabilidade torna-se o antídoto do Futuro, a Inovação é o antídoto da Moda, a Comunicação, das Empresas e a Tecnologia, do Mercado. Todas essas conexões tornam-se muito importantes num contexto onde se adaptar é essencial.

Dentro desse tema surgem duas palavras-chave: Naturar que traz esse olhar para o Bio Print, Desfoques, Biofilme e Membrana. Destaque para as estamparias em diferentes tons, influência do pôr do sol, degradês, barrados, padronagens com foco em texturas, estriações, nervuras e plissados. Pequenos detalhes de florais, formas orgânicas, transparências, aspecto natural, translúcidos e novos camuflados também chamam atenção.

A segunda inspiração baseia-se na palavra Cotidiano que traz nosso dia a dia com o trabalho híbrido e a nossa casa que se transformou em um lugar de múltiplas funções. Aqui entram elementos rugosos e irregulares que remetem ao conforto em veludos e moletons e inspirações que passeiam entre o natural x tecnologia com aspectos naturais, referências de madeiras e acabamentos refinados, proteção e utilitário que remetem ao acolhimento, diferentes materiais e combinações de tons em um mesmo modelo e peças práticas em tecidos e shapes atemporais. O amuleto que traz proteção e surge em bordados e bijus, fantasista e emoji que trazem o escapismo, muitas cores, texturas e desenhos de corações e bolinhas.

A cartela de cores passeia entre o rosa claro, o amarelo, tangerina, novos nudes, lavanda, grafite, verde garrafa, bege acinzentado e dourado.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução

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