Jaquetas denim cropped e oversized que vão impressionar seu público

Se você é uma mulher empoderada, com certeza se identificou com o visual das jaquetas cropped apresentadas nas passarelas do Verão 2021 (equivalente a 2022 brasileiro). E o motivo, provavelmente, foram as mangas e ombros volumosos, que nas últimas coleções não mencionaram apenas referências óbvias aos anos 80 ou ao romantismo.

Ao contrário disso, comunicaram força, responsabilidade e empoderamento pelo volume imponente com que foram colocadas.

Retrofête e Levi’s®

Agora, se você tem um astral mais relaxado, um look mais esportivo e prioriza conforto certamente se inclinou mais para o visual das jaquetas denim oversized. E o motivo real também foi além da inspiração no retrô recente, neste caso os anos 90. Muito provavelmente devido ao apelo esportivo, e a modelagem acolhedora que a caracteriza.

A verdade é que na próxima temporada de Verão 2022 brasileiro, os dois modelos vão coexistir, sendo que a cropped será mais numerosa no verão, enquanto o oversized deverá ganhar força no Inverno subsequente. Por isso as marcas e confecções precisam atentar para o perfil da sua consumidora. Só então poderão definir qual modelo é ideal para apostar, ou no caso de lançamento de ambos, que importância cada um vai ganhar na coleção.

O que não se discute é a necessidade de uma pesquisa de mercado, para buscar ideias, e transformá-las em informações de moda criativas. Pois não teremos modelos tão essenciais. A criatividade será a palavra de ordem.

Nos modelos mais buscados do e-commerce, as jaquetas tem investido fortemente em construções rebuscadas de mangas fofas. Referências podem ser vistas nas marcas Y Project e Alexander McQueen.

Equilibrando o volume nos ombros e o no desenho curvo das mangas,  temos  também uma variedade de modelos apresentando uma limpeza maior no busto, proposta por LaMarque. Além disso, muitas marcas têm investido na gola careca e construções estruturadas, estética presente nas coleções de Isabel Marant e Tanya Taylor.

Além do modelo da jaqueta cropped com mangas volumosas, temos também as versões off the shoulder emergindo. Um exemplo pode ser visto na jaqueta da RTA,  que revela os ombros por meio de assimetria.

Modelos trabalhados no beneficiamento com reserva de pigmento, coloridos com fundo ácido, e white denim emergem para multiplicar as opções de jaqueta cropped com variedade de tons.

Já os modelos oversized têm foco maior na ousadia do comprimento e no trabalho rico do acabamento da superfície do denim. Estes, geralmente, são mais fortes nas marcas que valorizam no branding a ideia do jeans original, e enfatizam o denim em versão icônica.

Devorês, puídos, reservas e estampas localizadas de grafismos são as informações de moda mais frequentes. Mas detalhes sonhadores também têm espaço, como mostra o modelo com franjas da Levi’s® .

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!