Moda de rua volta a se manifestar em Copenhagen

É bom ver a moda de rua voltando a se manifestar pelo mundo, e o look dos fashion insiders novamente figurando como influência. Não apenas por que eles sugerem informações direcionais para o estilo global, mas também porque esboçam alguns primeiros sinais de retomada à normalidade.

E foi da Dinamarca que tivemos a primeira amostra de estilo e comportamento, ligando diretamente o senso coletivo de moda ao sentimento atual gerado pela pandemia. Enquanto Paris, Londres, Nova Iorque e Milão apresentaram suas coleções de Verão 2021 (equivalente ao Verão 2022 brasileiro) em formato integralmente digital, o Copenhagen Fashion Week seguiu um formato híbrido mesclando desfiles presenciais e platéia online.

Com isso, mesmo sem aquelas concentrações típicas das semanas de moda, o evento dinamarquês proporcionou alguns daqueles “flagras” de produções apressadas, atuais e, sobretudo, renovadoras para o cenário fashion.

Uma das peças mais vestidas foi o jeans com modelagem pantalona. Em denim leve e de tons claros, o fit apareceu combinado ao top com maxi-amarração. Ambas as sugestões, podem ser julgadas direcionais não apenas porque apareceram nas ruas mas também porque foram mencionadas nos desfiles. Com a dupla, temos a retomada da barriga à mostra nas produções.

O formato pantalona foi também a silhueta destaque do combo em denim. O conjunto de duas peças na mesma lavagem, novamente mencionou a barriga à mostra e optou por uma fisionomia limite entre a estética do pijama e a formalidade da alfaiataria. Um equilíbrio tão preciso, que permitiu a combinação do casaco com gola esporte junto ao top estilo lingerie básica.

O combo também assumiu a versão moletom estilo basquete. Mas, desta vez, ao invés do tênis a produção “calçou” sapatilha de bico fino. E não há como discordar do apelo funcional de uma proposta como esta, capaz de variar do esporte ao “fino trato social”.

O desejo de comunicar a personalidade de forma direta e sem rodeios no look também foi uma conduta iminente. Especialmente na lógica das estampas localizadas e manuais. Nessa linha, as escolhas de moda sugeriram desde capas de revistas, para quebrar o discurso sério da camisa de colarinho, até rostos de emojis para converter a bolsa de madame em acessório criativo.

Além disso, as pessoas estão misturando padrões incompatíveis sem qualquer pudor na composição. Como exemplo, temos o visual estampado da cabeça aos pés formado pelos temas cartoon na parte superior e budista na parte inferior do look. Propostas que são tão aleatórias quanto as janelas da internet, mas que juntas tem a capacidade de se unificar.

Impossível não notar a leitura glamorosa conferida ao volume acentuado da manga camponesa, outra tendência enfatizada pelas produções. O shape com apelo fashionista, apareceu quase sempre combinado a um item muito básico como a calça jeans ou saia secretária black. A mesma lógica se aplicou aos tricôs, que estão cada vez mais trendy, e aparecem sempre combinados ao jeans com look familiar estilo peça de segunda mão.

O frescor e a leveza de alguns tecidos e volumes, por vezes, lembrou o visual acolhedor de um lençol de algodão. Como exemplo, temos a blusa ombro a ombro coordenada à amplitude da pantalona branca.

O Copenhagen Fashion Week foi uma das primeiras Semanas de Moda a levar a ideia de sustentabilidade a sério. Quando os eventos eram presenciais as garrafas de plástico eram proibidas, e antes de toda essa pandemia o evento já havia estabelecido exigências eco-friendly a ser cumpridas pelos estilistas até o ano de 2023. Entre essas exigências, o uso de uma cenografia com desperdício zero, adoção de embalagens sustentáveis e uma quota mínima de 50% de tecidos orgânicos e certificados nas coleções.

 

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!