Quatro tendências ‘calientes’ para o denim na Colombiatex 2020

Cada território da moda global tem sua maneira singular de perceber as tendências. Clima, situação econômica e hábitos são elementos influenciadores destas peculiaridades.

A América Latina, com seu clima mais ensolarado, idioma ritmado e protagonismo de tonalidades castanhas não foge à essa regra. Por isso, aproveitamos a conveniência de vislumbrar em um mesmo aglomerado de marcas a interpretação do Verão 2021 segundo a ótica dos mais diversos países latinos, proporcionada pela Colombiatex de Las Americas, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Medellín.

Apesar do tema principal da 32º edição da maior feira de moda e insumos da America Latina ter sido a sustentabilidade, as direções dos estilos em evidência nos stands também giraram em torno da nostalgia, tecnologia e estilo de vida urbano.

Tendência Urbana da ColorQuimics, durante a Colombiatex 2020

As inspirações transitaram dos anos 70, 80 e 90 até chegar em modelos de aeronaves espaciais e temas vinculados ao modo de interação do consumidor com as ferramentas de conectividade atuais. As influências, já conhecidas pelos “denim insiders”, ganharam mais uma cara de Verão pela intensidade — para não dizer mais “calientes” — com que foram interpretadas.

Nas Colombianas Fabricato S.A. e Contacto Têxtil os temas tecnologia e sustentabilidade se sobressaíram como as principais tendências. A segunda delas decorou seu espaço de vendas com luzes neon e decoração lembrando o interior de uma nave espacial. Nas roupas, interpretou a inspiração com modelos lembrado o macacão do piloto, repleto de emblemas e patches, resgatando os listrados e as construções squared (com blocos de diferentes tons de lavagens).

Já a Fabricato S.A. dividiu as tendências entre cinco temas. A primeira delas foi Ciudadano del Mondo (Cidadão do Mundo, em tradução livre), que mencionou o público globalizado, conectado com diferentes culturas e que estrutura seu look denim mesclando o étnico ao utilitário e essencial. Depois foi a vez da Tecno Bienestar (Tecnologia e Bem Estar), onde foram representados os consumidores de moda que estão em permanente busca com a última tecnologia e bem estar dos tecidos funcionais, personificados em produções que aliaram o denim ao neoprene, incluindo acabamentos impermeáveis.

Athleisure seguiu o sentido fiel do termo, ilustrando o mix entre o conforto do vestuário esportivo e o bem estar da roupa de descanso. O tema Urbano contemplou o público que vive o dia a dia da cidade através da estética de atividades como o grafite, esportes e musicas urbanas. Por fim, Consciente trouxe a tona o tema do impacto ambiental, mesclando o essencial ao mix do algodão em tom cru, uma forte direção do evento.

A nostalgia foi o tópico da distribuidora de tecidos Antioquenha PolJean SAS apresentou seus estilos dividindo-os entre as décadas dos anos 70, 80, 90 e os anos 2000. Na década setentista, muitos modelos de flare em lavagens manchadas, e fits essenciais elevados pela presença de cintos em materiais alternativos.

No mix dedicado aos saudosos anos 80, destacou a baggy em acabamentos manchados e repletas de rasgos, além do clássico fit pedal pusher em comprimentos cropped. Já a fileira dedicada a década de 1990 resgatou as modelagens skater e os volumes oversized. Ao chegar nos anos 2000, enfatizaram  desde modelagens retas com bolsos faca e recortes centrais, até as vaidosas calças com modelagem clochard.

As fabricantes colombianas Stilotex e Coletex, assim como a lavanderia LC Quimics, com sede em Bogotá, foram as que mais destacaram o visual Urbano como estética desejo para o Verão 2021. Jaquetas com artes pintadas a mão na traseira, calças trabalhadas com cerzidos em tons neon, outerwear manchado lembrando irregularidades e imperfeições de cenários cosmopolitas embelezaram as peças, refletindo o quanto o comprador latino ainda busca a manualidade como diferencial nas suas coleções.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

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