Referências para explorar o Pantone Ultimate Gray no mix denim

Todos os anos o mercado de moda aguarda a revelação da cor do ano da Pantone como uma espécie de horóscopo comportamental. Por isso a escolha do tom que iria representar as emoções e aspirações de 2021, ano que ainda se esboça incerto, foi aguardada com uma ansiedade ainda maior.

De maneira atípica, a Pantone elegeu duas cores: o esperançoso amarelo Illuminating e o resiliente cinza Ultimate Gray. E apesar de sugerir que ambos terão igual importância entre as estações, no segmento jeanswear, o cinza promete impactar muito mais as coleções.

ANTROPOLOGIE e Levi’s®

Isto porque o tom é extremamente oportuno para se desdobrar em múltiplas lavagens explorando sua nuance original no setor. Além disso, no segmento o cinza já vinha sendo destacado como um tom potente, para despertar no imaginário do consumidor a nostalgia pela liberdade do streetwear.

Portanto, muitas marcas dispõem de sobras de denim acinzentado em seus estoques, e até mesmo peças essenciais prontas no mesmo tom. Estamos diante de uma oportunidade de fazer estes materiais e peças girarem, seja por lançamentos ou pelo upcycle.

Nas lavagens do jeans, o Ultimate Gray vai se destacar principalmente pela interpretação leve e otimista das lavagens ácidas. A lógica é beneficiar o tecido até que ele se liberte do seu tom reservado, e se converta em uma mensagem positiva. O mesmo vale para o design, que vai acumular muitos recortes para obtenção de efeitos de lavanderia mais ricos. Já nas peças mais limpas, os tratamentos macios também prometem constar.

As passarelas da temporada de Verão 2021 (2022 brasileiro) já acumulam boas referências direcionais da cor. Em Ulla Johnson, os looks com denim grafite trouxeram laços, exploraram o visual cargo romântico e a feminilidade dos recortes princesa. Já em Y-Project, a cor inspirou formas arquitetônicas extremamente femininas, como o busto com decote coração vazado, a parte superior estilo corselet moldada por pences e o cós em formato princesa.

Pregas, mangas bufantes, babados gigantes e volumes nos ombros são as características do mix acinzentado que pontua vestidos e blusas. Já no short, a cor leva uma pegada mais vanguardista, inspirando o retorno de bainhas fashionistas, manchas contrastantes e formatos clochard.

O mix de modelagens de calças no tom também aparece variado no e-commerce. Em lavagens ácidas que variam do Dark Denim Wash até o quase branco, o jeans é interpretado em opções que vão da “jegging” com pezinho até a pantalona sporty.

A versão mais representativa da tendência, no entanto, leva cortes retos e formas da calça cargo, com bolsos planos marcados nas costuras. Surpreendentemente, a estética é uma fórmula para apresentação de modelos românticos e retrô e também inspira peças criativas como o vestido utilitário canguru e a cropped com gola alta.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!