O último dia de palestras da Semana de Lançamentos na Denim City contou com a participação da Vicunha com as macrotendências da estação e seus lançamentos na apresentação: “Descubra a cara do seu jeans”.
As cool hunters Lorena Botti e Bárbara Santana apresentaram duas macrotendências para 2022 e seus desdobramentos, apontando ainda fits e lavanderia para cada referência.
“Estamos em um momento de disrupção, onde, nunca antes, as tendências foram tão democráticas e adaptáveis”, afirma a especialista Lorena Botti. “Mais do que entender e captar tendências, saber traduzi-las de uma maneira com que elas se conectem a seus públicos é a parte mais importante das nossas jornadas criativas”.
Confira abaixo as macrotendências antecipadas pela Vicunha:
Modo Híbrido
Mescla o estilo híbrido do trabalho atual – online e presencial e também as várias habilidades de cada área. Quando olhamos a moda essa referência une praticidade, funcionalidade, sustentabilidade em um lifestyle de transição que veio para ficar. E dentro dessa tendência desdobram-se dois subtemas:
Workleisure
Voltado ao denim, mescla as palavras work (trabalho) e leisure (lazer) unindo esses dois mundos em roupas confortáveis com tecidos de alta qualidade, modelagem tradicionais revisitadas e mais soltinhas. Aqui entram os artigos elastizados e com toque suave como a malha e o denim moletom, jeanswear atemporal e itens fáceis de usar e combinar.
Entre os shapes surgem wide legs em fits mais largos e compridos, fits mom e slouchy com cintura alta e mais afunilada na barra, super skinnies e jeggings. As camisas são comfort e as jaquetas são quentinhas e gostosas de usar, ora com efeitos matelassê, ora mais volumosas. O estilo loungewear denim aparece em quimonos, conjuntos e camisas denim. No masculino fazem sucesso as calças relaxed, estilo cenoura, wide legs, além de camisas jeans em looks híbridos e mix do moletom e denim.
Detalhes: cós e barras com elásticos, shapes sofisticados, pregas e bolsos clássicos e a técnica de upcycling.
Lavagens: efeito sal e pimenta, poucos contrastes no azul, useds, degradê, patchwork com tecidos ou laser.
Athflow
Associado ao denim colour, mescla as palavras (ath – que vem de atlético) e flow (fluído) e busca inspiração nas mudanças de comportamento de 2020 onde entram a elegância juntamente com o conforto, alto power, bem-estar e sofisticação.
Os shapes também são mais volumosos e traz um mix da alfaiataria e peças esportivas em parkas, overshirts, pantalonas e matelassados. Menos é mais e os tons terrosos fazem a conexão com a natureza. Ainda surgem calças relaxed incluindo a wide legs e slouchys e a clochard com o cós paperbag e cinto do mesmo tecido. Chemises alongadas e a maxi camisa também chamam atenção.
Os macacões aparecem no estilo workwear com bolsos maiores e amarração na cintura ou esportivos com recortes. O casual loungewear pode ser visto em conjuntos mais chiques que são usados tanto dentro quanto fora de casa. Para o masculino as carrots ganham destaque juntamente com denim colour no moletom, joggers, camisas e jaquetas.
Detalhes: pregas também nas barras, amarrações e detalhes utilitários.
Lavagens: tie dye continua em alta com estética hand made, tons neutros que vão do cáqui ao off white e beges, além do coral, lilás e amarelo manteiga.
Otimismo Radical
A segunda macrotendência aposta na esperança renovada com o avanço das vacinas e, dentro desse contexto temos um sentimento mais otimista após tempos desafiadores. A moda pode ajudar a construir uma postura mais alegre e confiante no caminho das mudanças social, ambiental e ética. E, aqui surgem duas histórias.
Future Nostalgia
Faz o link com o denim, com um olho no passado e uma visão do futuro onde surgem novas versões dos anos 90, trend queridinha dos millennials e dos anos 2000 resgatados pela geração Z que busca por jogos, programas e equipamentos divulgados no Tik Tok. O desejo de comemorar novos tempos se apoia em looks com brilhos que podem ser trabalhados em beneficiamentos e detalhes com toques futuristas e escapistas. Destaque para as produções das estrelas pop daquela década com jeans stretch, recortes e profusão de aviamentos.
Entre os shapes, fique de olho na low rise fit com cintura baixa, mais soltinha com gancho deslocado, a flare dos anos 2000 com detalhes de cut off, diferentes botões, tops justos, lavagens bem marcadas. No masculino a calça skater bem larguinha e cintura baixa entram juntamente com conjuntinhos que ganham estampas ou laser.
Detalhes: denim com aplicações em um mix de customizações, over patchs aplicados.
Lavagens: sobretintos coloridos em denim nos tons de rosa e roxo, amarelados e verdes, além do sky bleach, manchados e marmorizados e logomania.
Feel Good
Abrange o denim colour e, traz uma manifestação otimista e escapista contra os tempos sombrios onde o colorido, lúdico e imagens divertidas fazem sucesso juntamente com elementos kitchs e muito humor. A cor torna-se um símbolo de autoexpressão, felicidade e equilíbrio. Destaque para a trend kidcore que traz referências da infância em símbolos, tons e formas e para a moda masculina que se abre para cores doces e formas divertidas. Pinceladas no jeans, como se fossem telas em branco trazem intervenções artísticas.
Entre os shapes surgem a alfaiataria funny em looks soltinhos e tons como roxo e rosa, além dos fits palazzo, flare, slouchy e mix de tonalidades. Recortes, desenhos, rabiscos lúdicos buscam inspiração no guarda-roupa infantil. Fique de olho também nas minifrutinhas que são trabalhadas em prints de calças retas e skinnies.
Para o masculino as soft colours aparecem em looks workwear, em jaquetas, calças carpenter e no mood utilitário. Bermudas são vistas em looks com camisas, tanto mais alongadas, quanto curtinhas.
Detalhes: texturas, babados, pregas e efeitos plissados.
Lavagens: calças com efeitos de tinta, como respingos ou estampas, lavagens com spray, sobretinto, padronagens e silks, marmorizados, tie dye em cores suaves e com menos contrastes, estampas de efeito óptico e uma cartela de cores que vão das mais brilhantes e vivas até os tons pastel.
Para Pensar
Dentro de cada macrotendência a Vicunha aponta alguns itens para refletir e praticar. São elas:
Modo Híbrido
Como o conceito armário cápsula faz sentindo para minha marca?
• Trabalhe a segurança e explore o universo dos básicos e clássicos com elegância;
• Eleve estes itens com matérias-primas e detalhes sofisticados;
• Ofereça o conforto necessário para um lifestyle que adotará para sempre a necessidade de peças para dentro e fora de casa.
Otimismo Radical
De que forma podemos fazer com que nossos consumidores se sintam bem?
• Da escolha de matérias-primas, cores e design até ações de marketing e comunicação;
• Tudo deve ser pensado para proporcionar sensações ainda mais positivas para o consumidor que sonha em retomar as atividades sociais;
• Acolha e anime com responsabilidade, transmita positividade e aja com ética, inclusão e sustentabilidade.
Confira a apresentação da Vicunha na íntegra:
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução / Youtube
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