O gancho em baixa

É, mais uma vez o gancho está em baixa, em queda desordenada no mercado da moda. Porém nesse mercado, estar em baixa não significa necessariamente, a desvalorização.


É o caso do gancho, que despencou na temporada colocando em evidência os shapes oversized, e modificando a fisionomia de peças ajustadas e de modelagens retas. Como consequência, a agitação no mercado da moda foi grande com a valorização dos shapes boyfriend, saruel, baggy, confort e outros não classificáveis!


Prova disso está na coleção da marca Lotus, que aproveitou esse efeito gangorra do mercado da moda para investir em modelagens diferenciadas. Em seu stand, peças femininas ajustadí­ssimas no entrepernas conciliaram no mesmo shape, uma considerável queda na altura do gancho. Enquanto isso, nas propostas masculinas até mesmo as peças com caimento reto e beneficiamento bruto, com aquela cara mais sisuda deram uma boa relaxada na altura do gancho. Além disso, a coleção esteve repleta de exemplares no bom estilo oversized com recortes e construções inteligentes e urbanos sempre aproveitando a baixa histórica do gancho estratégia seguida também pela marca Firetrap.


A baixa do gancho atingiu também peças com jeitão de alfaiataria, e forçou o mercado da moda a investir mais em volumes diferenciados com jeitão de vanguarda também no segmento masculino. Na Gold Lab, destaque para bermudas masculinas onde o gancho chega praticamente na altura do joelho.


Nem mesmo as bermudas tampouco o white denim escaparam desta tendência. Basta olhar as coleções das marcas Pepe Jeans, Dept, Mustang, Essentials e Windsor.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR