Do casual ao esportivo, o visual masculino para o Verão 2024 vem eclético e repleto de informação de moda, segundo os designers que apresentaram suas coleções durante as Semanas de Moda de Milão e Paris.
É importante observar que o segmento passeia entre peças relax com foco na natureza e tons terrosos até a alfaiataria com corte preciso e recortes com inspiração no motocycle. A lavanderia também é importante para os homens, porém, vem em segundo plano em muitas marcas, onde os shapes são muito mais valorizados com destaque para o oversized, comfort (Bottega Veneta, Sunnei e Gucci), fits retos, croppeds e até a flare.
A grife que mais apostou em beneficiamentos como manchas de sujinho e amarelados como “guerreiros em meio à lama” foi a Balenciaga, onde mais uma vez investiu na ousadia de peças ultra-usadas e desgastadas com rasgos, puídos, furos, desfiados, sempre em modelagens confortáveis. Aqui entram lavagens azuis, blacks e acinzentados. A marca ainda mesclou o moletom ao denim com inspiração no upcycling.
A Acne Studios brincou com marmorizados no delavê e incrementou com spikes laterais e cut off. Já a Botter investiu no descarregamento de cor no look total denim com marcações na camisa e calça.
Navalhados diferenciam shorts e calças no tom crú e rosa com ilhoses nas peças da Ludovic De Saint Sernin. Sobretingimentos, rasgos e puídos ganharam destaque nas peças colors da GCDS.
E o laser chama atenção nos desenhos de esqueletos dos ternos sofisticados da Off-White. Para completar os looks surgem calças croppeds ou retas com pontos de luz. Já o tie dye ganha sofisticação em meio à detalhes de couro nas produções de camisas e calças da Ferrari.
Para os looks de festa surgem jaquetas com efeitos inacabados com aplicações de paetês ou brilhos aplicados nos bolsos das calças retas (AZ Factory).
O estilo utilitário ganha força também no segmento masculino onde entram macacões, bermudas e calças no tom crú ou white, com a cara do Verão, na coleção de Isabel Marant, nas calças oversized de Calvin Luo e Trussardi e na peça marrom da Kochú, em look mais sofisticado.
Já a Aigle trabalhou diferentes referências e tons florestais, azuis, marrom, bege e preto em conjuntos com calças, bermudas, coletes, casacos e trench coat, além do denim bem claro em sobreposições.
Isabel Marant também investiu no delavê com manchas e inspiração no estilo motocycle. O original denim, no 100% algodão, não pode faltar e, para o Verão surge em peças com inspiração nos anos 70 de Calvin Luo, na Merryll Rogge, Sunnei e Trussardi. A Blumarine incrementou a flare com tules e desfiados.O jeans premium veio com brilho e aspecto limpo com barra desfeita na Lanvin. Na marca Situationist o denim bruto com fibras nobres vem na jaqueta com recortes e na bermuda com elástico. As estampas passeiam entre camuflados modernos e folhagens (Aigle, Isabel Marant e Merryll Rogge) ou ainda grafismos a laser e silks, em diferentes marcas como Gauchere, Gucci e Matty Bovan.Vale trabalhar também grafites numa pegada mais urbana como na peça da Sunnei.Patchworks de lavagens foram vistos na Kochú em aspectos limpos e produções all denim. Já na Lutz Huelle há a mistura de tecidos e tonalidades.
Fonte: Vanessa De Castro | Foto: Divulgação.