Tory Burch sinaliza que criar a partir da escassez continua trendy

Um tributo à insistência e à conveniência do conforto: foi com essa pegada que a marca Tory Burch apresentou seu Verão 2022 (equivalente a 2023 brasileiro). Para cumprir esse ideal, a grife relembrou a trajetória e os shapes de uma das pioneiras do estilo sportswear americano: Claire MacCardell.

Claire foi a primeira criadora de moda americana a ter seu nome reconhecido na etiqueta de uma marca de uma loja de departamentos. Durante o período da guerra, ela também foi uma das primeiras designers a adequar-se ao contexto da escassez, criando com pouco, e lançando roupas para vestir o modo como as pessoas estavam realmente vivendo, e não o modo como idealizavam viver.

Dessa inspiração tão racional e ao mesmo tempo original, orientada para a praticidade, Tory Burch trouxe silhuetas simples, ombros circulares, cinturas marcadas e volumes retrô. Um minimalismo que fez com que os detalhes de bom gosto se destacassem ainda mais. Fivelas de argolas marcando calças de alfaiataria, trançados ajustando volumes, pespontos diamante e assimetrias foram alguns destaques do repertório.

O denim foi um material importante para potencializar a ideia de funcionalidade da coleção, e para manter a fidelidade com a referência retrô passou longe do típico visual five pockets. Ao invés disso, foi a base para blusas com gola xale, calças de alfaiataria, mix branco estruturado decorado por pespontos, e mesmo a calça samurai em versão White denim levinho.

Vestidos “popover” (com mangas curtas e cintura marcada), que foram popularizados pela designer, inspiraram o combo denim formado pela jaqueta e saia mídi. Plissados, listras e xadrezes em tons contrastantes e com diversas sobreposições completam as composições propostas pela marca.

Com a coleção, Tory Burch sinaliza que as fórmulas retrô bem sucedidas, marcadas por um estilo de fácil manufatura e simples coordenação no look, continuam movimentando as ideias da indústria. Logo, o resgate de formas, golas, comprimentos e key itens que foram comerciais em suas respectivas épocas para o contexto atual, continua inspirando as coleções atuais.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução