“Lições da Casa” aborda a importância do coolhunter

Durante a última edição da Casa de Criadores, aconteceu paralelamente ao evento o “Lições da Casa”, palestras e debates sobre o universo fashion como moda inclusiva, sustentável, mídias digitais, entre outras.


Clarissa Araújo, gerente de marketing do WGSN, ressaltou em sua apresentação sobre “Coolhunting” que o pesquisador de tendências é hoje uma profissão, mas amanhã será uma habilidade necessária a qualquer empresa. Ela ainda abordou a importância de se olhar para o todo, para tudo que acontece no mundo – moda, música, arte, cultura – e organizar encontrando um padrão, classificando-o e analisando a recorrência deste comportamento. “A análise de tendências é a busca antecipada da recorrência de padrões,”afirma Clarissa.


Esse fluxo de tendência deveria ser linear, mas com a velocidade de informações, ele pode se tornar randômico, onde uma tendência se torna popular mais rápido. Um bom exemplo disso, são as listras em preto e branco que eram para estourar agora no Verão, mas que já invadiram lojas destinadas à todas camadas sociais deste o começo do ano, mesmo antes do inverno começar. Agora ninguém mais pode ouvir falar nessa estampa.


E por último, um outro ponto muito importante é conhecer o seu cliente, saber sobre suas expectativas, desejos, life style, e o que fazer para atrair quem não consome a sua marca, orientando ainda a equipe de vendas e inovando sempre.

VANESSA DE CASTRO | FOTO: REPRODUÇÃO