A energia positiva e empreendedora de Geraldo Rufino

Abrir a janela, e agradecer mesmo a mais modesta fresta de luz que conseguir atravessar pela veneziana. Quem poderia supor que de acordo com Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, esse seria o maior segredo de uma postura empreendedora: a visão de cada amanhecer como uma oportunidade sem igual para se testar e se superar. Foi com essa pegada motivadora e positiva que a palestra – Empreender com valor, pessoas e mentalidade, encerrou com chave de ouro o primeiro dia do nosso querido Denim Meeting 2018.

O legado de um menino que começou a empreender com quatro anos de idade catando latinhas, bem como seus valores ligados à ousadia e coragem foram os ingredientes principais da narrativa de Rufino. “Vim para São Paulo com quatro anos de idade, depois que a roça da minha família queimou, devido a uma geada”, conta. “Minha família vendeu tudo o que tinha, para manter nosso maior bem: a credibilidade.” E assim, Geraldo adentrou um importante tópico que faz parte da postura empreendedora. A credibilidade, que de acordo com sua definição, é uma energia que se transmite às outras pessoas.

“Moramos na favela e lá é onde ficam as melhores pessoas, e os melhores braços para trabalhar”, revelou. “Minha mãe sempre disse que ser pobre não era problema, pois essa era uma condição que eu podia mudar” compartilhou Rufino. Exemplificando sua criação em diversas frases como essa, diversos pensamentos colocados pelo empreendedor ganharam sentido. Como a visão de que empreender é um sentimento, que transborda de dentro para fora. “Você sente que pode, você começa e você pode.”

E após compartilhar com os ouvintes a chave do sucesso – que segundo ele é o simples ato de sorrir, Rufino chegou no tópico “crise’ contagiando ainda mais com seu otimismo. “Crise é necessária”, opina. “Dinheiro não some: apenas muda de lugar”, conclui. “Ir para o fundo do poço não é problema, é só voltar. Ninguém desaprende a ganhar dinheiro, basta começar de baixo e tratar bem seu semelhante.”

Impossível escrever e descrever tudo o que foi dito nesta palestra tão positiva em um texto tão breve. Mas é possível deixar o pensamento que marcou o final de sua palestra marcada por tanto carisma, paixão e idealismo. “Você nasce precisando de uma pessoa. Quando vencer na vida, ajude as pessoas.” Meta de vida, assinada por Geraldo Rufino, e usada para concluir a apresentação com muito otimismo e inspiração.

Fonte: Vivian David | Fotos: Osiris Bernardino