A popularidade do laiser no denim e sarja

Com a imensa exigência de sustentabilidade emergindo como uma nova realidade dentro da indústria do denim o laser – atual tecnologia eco mais viável e e acessível aos fabricantes de jeans – tem se estabelecido como a técnica mais requisitada no desenvolvimento das coleções do segmento. Marcas formadoras de opinião, como Paige, Hudson, entre tantas outras, encontraram uma certa “paz de espírito” solucionando demandas de agilidade, design e variedade através desta tecnologia que carrega merecidamente o feliz rótulo de eco-friendly.


Como consequência, é visível a influência do visual do laser nas coleções de jeans, e mesmo nas sarjas coloridas. Tal característica, é notada desde o princípio do ciclo da moda, começando pelos lançamentos dos fabricantes de denim até a aplicação em lavanderia nas peças prontas. A aparência caracterizada por desenhos tom sobre tom, conferida pelo laser, quando não é resultante da técnica, é também simulada no tecido em rolo.


As skinnies aparecem revigoradas pela técnica e visual decorativo: bons motivos se encarregam de não deixar o fit cair na monotonia como florais, rosas, ikat, pied de poule, desenhos barrocos e estampas de bicho. Já as boyfriends, em especial, ganham leituras decorativas com a linguagem alcançando no resultado final uma leitura decorativo mais feminina e alinhada às tendências sem perder a pegada “boyish” também ainda em alta na temporada.


As camisas em chambray, encontraram no laser uma solução para não esgotar suas possibilidades. A demanda excessiva incentivada pelos looks totais em denim, exigiram uma pluralidade maior nas ofertas. Enxergando tal demanda, nomes renomados como Adriano Goldshmied e Levis aproveitaram a fama da Liberty para renovar seus repertórios básicos pelos florais com a linguagem e o visual do laser.


Nossa galeria começa com exemplares desde a confecção da matéria-prima, onde as propostas são influenciadas pelo visual do laser na aparência tom sobre tom, através do mostruário da coleção de inverno 2013 (2014 brasileiro) da fabricante global Calik Denim. Neste repertório, estão em evidência o pied-de-poule, listrados, ikat e estampas estilo blocked denim. Nas feiras Bread&Butter, Cotterie e eventos Press Preview agrupamos os motivos mais representativos da temporada de inverno, onde os camuflados em tons azuis se destacam, assim como os microflorais, cashemere e as microprints. Além do índigo, destaque para os grafites, blacks e sarjas coloridas.


VIVIAN DAVID / FEIRA BBB: EQUIPE GUIAJEANSWEAR / DEMAIS FOTOS: REPRODUÇÃO