Agreste TEX 2013 comemora sucesso

A primeira edição da Agreste TEX– Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil, realizada no Polo Comercial de Caruaru, reunindo mais de 250 marcas, gerou negócios da ordem de R$ 202 milhões e recebeu visitação qualificada de 10.300 profissionais de diversas regiões do país. A próxima edição do evento acontece entre os dias 18 e 21 de março de 2014, também no Polo Comercial de Caruaru.


Iolanda Wutzl do Guia Jeanswear ministrou palestra sobre as tendências jeanswear 2014/2015 apresentadas na feira Bread&Butter e outras feiras da Europa.

A Agreste TEX tem como objetivo levar o que há de mais moderno no segmento têxtil em tecnologia, serviços e informação ao importante polo de confecção do Agreste de Pernambuco, que reúne hoje 13 cidades que produzem mais de 800 milhões de peças por ano, gerando negócios que movimentam mais de R$ 3,5 bilhões. O evento promoveu o aprimoramento dos profissionais, reunindo em um só lugar informação e tecnologia para atender às necessidades e expectativas do setor, para atender seu público-alvo como empresários, profissionais, técnicos, representantes e estudantes do segmento têxtil.


A programação do evento foi complementada pelo Seminário ABTT/COOPETÊXTIL – Competência e Lucratividade na Indústria de Confecção realizado pela ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, em parceria com a COOPETÊXTIL, com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e experiências entre todos os profissionais atuantes na cadeia produtiva têxtil.

Confira as novidades.


Icaterm – empresa de caldeiras para lavandeiras que atua na região há 7 anos, estava presente para conscientizar os visitantes na utilização de seus produtos.


Metal Mondelli – apresentou a coleção evolution de metais para o verão 2014 – com braceletes, correntes, cintos, botões, etc.


Etical – apresentou o seu book com soluções personalizadas em etiquetas inspirado nas principais linguagens estéticas da temporada e lançou um verdadeiro guia de Estilos.


Deox – empresa de Santa Catarina que atua no mercado de máquinas para lavanderia, apresentou o Secador Rotativo SRD-100. Algumas máquinas foram vendidas pela empresa no evento, inclusive a que dispensa o uso de água no processo de lavagem das peças jeans. É um processo a seco com ozônio, que evita a migração da cor na trama, além de reduzir o consumo de água e energia no processo.


DMP – empresa de São Paulo que apresentou máquinas voltadas para o jeans, como a prega bolso e passadeira.


ALW– apresentou máquinas de costura digital, como máquinas pespontadeira, reta automática, travete eletrônico e caseadeira.


Glory Machinery – apresentou a Maquina Galvonométrico para corte e gravação em materiais não metálicos, tais como: jeans, couro, tecidos, etc.. E também a máquina de corte e gravação a laser.


Enfesmak – pioneira no Brasil em máquinas de enfestar, apresentou na feira a máquina enfestadeira semi-automática modelo FX.


Santiago Tranfer – empresa de Caruaru especializada em transfer que começou o trabalho em camisetas , foi desenvolvendo novas máquinas em 12 anos de trajetória. Hoje possui máquinas de última geração, com alto poder de produtividade, sem limitação de cores de impressão. Na Agreste Tex a empresa lançou um novo Tranfer para etiqueta de cós em jeans, própria para couro e couro sintético, possui alta resistência a lavagem industrial aceitando até 2 lavagens de beneficiamentos, tem maior durabilidade e permite um baixo custo com menos desperdício na produção.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR/REPRODUÇÃO