As principais macrotendências para a temporada de verão 15/16

Durante a 27a edição da Colombiatex, que está acontecendo entre os dias 27 e 29 de janeiro, foram apresentados os principais apontamentos para a temporada de primavera verão 2015/2016 .

Dividido em três macrotendências comportamentais, é possível observar uma grande variedade de estilos, tecidos e cores agrupados sob os temas Etno Botânica, Odisseia e Metamorfose.

EtnoBotânica

Um orgulho latino americano aflora nessa tendência que olha para as origens das tradições e culturas locais. O respeito pela artesanato e técnicas antigas de cada pais surge com a necessidade de se conectar à natureza, mas sem perder a contemporaneidade.

Essas referências traduzem-se em tecidos transparentes, mesclas de tecidos naturais como algodão e linho, sintéticos brilhosos como Lurex, e padronagens que reverenciam as etnias locais. É uma sofisticaçãoo natural, que preza a leveza e as formas uteis e confortáveis.

No jeanswear, isso se traduz em camisaria leve, estampas florais e geométricos, délavés e peças de alfaiataria em denim.

As palavras chaves dessa tendência são: Bohemia, Nômade, Pragmático, Nativo.

Metamorfose

A representação mais urbana de todas as três macrotendências traz uma mistura de irreverência e festividade. Essa tendência celebra a coletividade que nasce em grandes centros urbanos como resultado de uma necessidade de escapar da rotina massiva do dia a dia dos centros cosmopolitas.

Nos tecidos, uma mistura de fibras sintéticas e naturais, cores fortes e vibrantes que podem ser combinadas entre si para criar composições inusitadas. No jeanswear, o índigo tradicional aparece em tecidos de pesos médios, mas em versões mais trabalhadas ganha aviamentos brilhosos e coloridos, lavagens desgastadas e vintage e jatos de tinta.

As palavras chaves dessa tendência são: Inusitado, Festivo, Visceral e Histriônico.

Odisseia

Futurismo retro é uma das temáticas mais fortes para a temporada e sob esse mote que é nos apresentada a tendência Odisseia. Os anos 80 se mistura com a ideia de um futuro tecnológico que olha para o espaço e o universo infinito, em uma sociedade sem barreiras e universal.

O resultado na moda são as fibras tecnológicas e sintéticas, brilhos e metalizados, e tons escuros como azul profundo e preto. No jeanswear, referências sportswear, denim moletom, formas amplas e trabalhos de superfície com resinados e brilhos.

As palavras chaves dessa tendência são: Futurismo Retro, Conectividade, Heroico e Universal.

MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR