Bconnected 2023 traz novos modelos de negócios unindo inovação, tecnologia e inclusão

“Um mundo nada óbvio”: esse foi o mote do Bconnected 2023, evento comandado pela Bittencourt – Inteligência em Redes de Negócios e, que foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro no Teatro Santander, em São Paulo. O evento que acontece há 13 anos, aborda a Gestão de Redes de Negócios, Varejo e Franchising e, apresentou painéis com profissionais de empresas como Arezzo, Levi’s, Swaroviski, Hope, Boticário, Carrefour, Nestlé, entre outros, abordando estratégias, tendências, melhores práticas de gestão, tudo com muita conexão e networking durante os dois dias.

Muitos assuntos foram discutidos com foco sempre no crescimento, inovação, sustentabilidade e tecnologia. E, o que aprendemos para praticar no varejo de moda: abusar da criatividade, sem medo de ousar, de trabalhar o novo. Segundo Ana Minuto, fundadora da Minuto Consultoria que trabalha a diversidade, equidade e inclusão, a geração Z acredita que em 10 anos as empresas que existem hoje não vão existir se não mudarem e, isso em todos os âmbitos. “As marcas têm o poder de influenciar a sociedade de maneira positiva ao adotarem posições progressistas. Empresas que promovem a diversidade, equidade e inclusão não apenas constroem uma imagem mais positiva, mas também inspiram outras organizações e comunidades a seguir o mesmo caminho”, afirma Ana.

Já a palestra de Hugo Bethlem, presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil trouxe o tema: “Qual o papel que sua empresa tem no mundo?”. Ele nos faz pensar: os problemas não são ambientais, mas sim as pessoas. “Acreditamos que os principais desafios ambientais e sociais são: as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, o colapso dos ecossistemas e, as desigualdades sociais. Mas na verdade são eliminar: o egoísmo, a ganância e a apatia”, afirma Hugo.

Levi’s

Uma marca de moda, ícone dentro do mundo jeanswear, refletiu sobre o consumo exagerado, que dobrou nos últimos 15 anos e, que afeta diretamente o meio ambiente. Com a Campanha mundial “Compre melhor, use por mais tempo”, a Levi’s incentiva a utilizar por mais tempo o seu jeans ao invés de consumir cada vez mais peças. “Quanto mais usamos uma Levi’s, menos impacto e mais história temos para contar. O que nos define não é somente uma ação, mas sim mais de um século de história e o que levamos para o futuro”, afirma Francisco Alves, General Manager da marca.

E isso faz parte do propósito da empresa que também utiliza estratégias para diminuir os impactos à natureza como fibras de cânhamo que polui menos o solo e consome menos água, algodão orgânico e tecnologia waterless onde não usa água em seus processos.

A grife acredita que o relacionamento com o consumidor parte do respeito, de escutá-lo, tomar partido nas causas sociais, trabalhando a diversidade, equidade e inclusão. “Exercitamos diariamente com nossos colaboradores e, isso começa no recrutamento”, comenta Maria Flavia Ciampi, Senior DTC Manager “A Levi’s é para todos. Refletimos a diversidade de nossos consumidores celebrando e afirmando a forma como cada pessoa se identifica e expressa seu eu mais autêntico”.

“O que podemos fazer diferente e melhor? Olhar para o propósito e como engajar com o cliente, falando sobre esses temas”, finaliza Maria Flavia.

Novos negócios

O diretor de negócios da Nestlé, Rodrigo Maingué, falou sobre novos negócios dentro da Indústria como o D2C – vendas diretamente ao consumidor e apresentou cases de sucesso da empresa, sempre com experiências diversas como a loja Chocolatory onde podem ser encontrados os mais variados sabores do Kit Kat, levando inovação e conexão com o cliente, além de soluções customizadas como as cafeterias que estão sendo inauguradas dentro das lojas de bolos, Sodiê. E, por fim, Rodrigo, lista algumas estratégias para a expansão de seu negócio:

Definir seu propósito;

Investigar o mercado;

Buscar apoio de especialistas;

Planejar a implementação;

Escutar o seu consumidor;

Estar a frente dos negócios, pelo menos, no começo;

Trabalhar uma gestão de melhoria contínua.

Mercado de Luxo

Dentro do mercado de luxo, a marca Swaroviski trouxe o tema “Luxo em escala é possível”. A diretora geral, Carla Assumpção, contou que a grife passou por uma reposicionamento através da diretora criativa Giovanna Engelbert, com a transformação do logo, embalagens e lojas (62 entre franquias e próprias no Brasil). Sendo assim, o aspecto clean dos espaços começam a ganhar cores, ficam mais divertidos e vão além dos produtos. Participar de eventos e investir em collabs também vem agregando valor à marca. O grande foco da Swaroviski, que é líder no mercado e vende um produto de alta qualidade, é atingir os públicos mais jovens e descolados, sem deixar de lado, é claro, seu cliente fiel e tradicional. Para estes, a empresa oferece serviço de concierge, onde podem escolher seus produtos, em casa, numa ação para fidelizar seus clientes.

Hope e a construção de um legado

Sandra Chayosócia, diretora e filha do fundador da Hope, sr. Nissim, abordou com muita emoção a história da marca e o legado que ela “herdou”. A grife de lingeries que começou sendo vendida em supermercados, agora mantém 300 empreendedores com suas franquias em mais de 3 mil lojas especializadas gerando 1300 empregos diretos e produzindo 7 milhões de peças por ano. Para Sandra, comunicação é  chave do negócio unindo branding, marketing, publicidade e vendas. A Hope foi a primeira marca a trabalhar o merchandising na TV, dentro da novela Roque Santeiro, sucesso no ano de 1985. Além disso, revolucionou o segmento incluindo cores nas calcinhas que eram confortáveis, mas encontradas somente na cor bege. Realizou collabs com estilistas e, criou a primeira campanha de lingerie do mundo com uma mulher trans. “Quanto mais dividimos, mais multiplicamos”, acredita Sandra que diz que seu trabalho tem o amor como base, em um moda atemporal e que sempre olha para suas origens.

Painéis de LED como aliados à experiência

Para Richard Albanesi, fundador da LED, empresa de painéis de LED, o cliente é o centro de tudo, onde a empresa trabalha diversos aspectos como Inovação (evolução, tecnologia e transformação); Impacto (comunicação, conteúdo e criatividade); Experiência (imersão, engajamento e fidelização entendendo a jornada do consumidor); Retail Media (marketing, trades e comercial e comunicação), Dados (sistema, interatividade e ação, gerar dados para tomar ações) e Resultados (visibilidade, qualidade e vendas).

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia JeansWear