BEFW traz Projeto Roupa Livre em palestra sobre financiamento coletivo

Durante o Brasil Eco Fashion Week, entre os dias 15 e 17 de novembro, muito se foi falado sobre a cultura do consumo. Mari Pelli, do Projeto Roupa Livre, trouxe uma nova visão ao público formado por jornalistas, estudantes e profissionais de moda, e da sustentabilidade.

Em sua palestra intitulada “Financiamento Coletivo e produção sob demanda como modelo de negócio”, a profissional expôs que não precisamos de mais roupas novas, mas de um novo olhar para o que já existe. Mari que criou o projeto do zero há quatro anos, diz que já temos roupa demais no mundo, e não temos a noção do impacto disso no meio ambiente.

A forma como fazemos algo acontecer é mais importante do que o que fazemos, e essa visão mudou a visão da ex-publicitária, que descreve a transformação que precisamos está nas relações que temos.

Mari também reforçou que somos seres conversacionais, que quando dialogam bem solucionam problemas, mas que quando falham na comunicação causam grandes problemas. Ao envolver todos na produção, a experiência se torna mais humana, valorizada. Mas é necessário saber que a colaboração não é um produto e que a consciência não se vende.

O Roupa Livre trabalha para promover essa consciência, de que existe beleza nas pequenas experiências e que o mercado não precisa ver o outro como concorrente, mas como uma chance de crescer, assim como uma floresta, quanto mais árvores, melhor.

Com o Roupa Livre é possível trocar roupas usadas a qualquer momento, e os usuários participam de todas as etapas. Mas seu nascimento não foi simples. Primeiro porque após passar por todos os editais e ser bem avaliado, recebeu um não do Governo. Por não ter utilidade pública.

Então, resolveram testar a utilidade diretamente com as pessoas, e foi delas que veio a solução, através de um financiamento coletivo no Catarse. Guardar a ideia na gaveta nunca é uma boa opção. A construção coletiva funciona bem melhor, e com o app do Roupa Livre, todos os envolvidos tem esse papel de fazer acontecer.

Fonte: Beatriz Fleira | Fotos: Equipe Guia Jeanswear