Black Friday 2023: pesquisa traz dados otimistas sobre previsão de vendas

Um cenário mais otimista se abre para a Black Friday 2023: 55% dos varejistas acreditam que a Black Friday 2023 será melhor em vendas do que a do ano passado. O dado é de uma pesquisa aplicada pelo Reclame AQUI, maior plataforma referência em reputação e confiança nas relações de consumo do mundo, e a Linx, especialista em tecnologia para o varejo.

Em relação aos consumidores, a pesquisa revela que 75% ainda estão indecisos sobre comprar na maior data do varejo brasileiro, o que aponta uma redução da rejeição à data. Existe também a expectativa de crescimento do ticket médio: entre os respondentes que afirmaram que irão comprar na Black Friday 2023, a previsão é de maior gasto em compras este ano em relação à edição passada, resultados que se mostram como grande oportunidade para os varejistas se organizarem e conquistarem esses consumidores até o mês de novembro, apostando principalmente em promoções.

O CEO e Cofundador do Reclame AQUI, Edu Neves, enxerga uma sintonia entre as intenções dos consumidores e o movimento do varejo nesse primeiro momento, o que considera uma boa surpresa. “O primeiro semestre deste ano foi muito duro, mas, ainda assim, o que vemos é o consumidor menos avesso a compras. Com 75% de indecisos, ainda, em relação à data, este é o menor índice de rejeição de Black Friday nos últimos 3 anos. E o que deve ser observado sobre esses consumidores é: a intenção de compra atrelada à confiabilidade nas empresas, a disposição a gastar e a pesquisa/monitoramento de preços. Levando em consideração que a pesquisa mostra que 76% dos consumidores começaram a monitorar preços há pelo menos 6 meses, ou seja, o consumidor vai pra Black Friday com um bom raio-x de preços do primeiro semestre em mente”, analisa Neves.

No grupo de “gastadores convictos” na Black Friday deste ano, a maioria se enxerga em uma situação financeira melhor agora do que no primeiro semestre, e boa parte desses consumidores dizem que costumam separar uma “graninha” para comprar na principal sexta-feira de novembro.

A pesquisa ainda reforça o quanto a Black Friday, para os brasileiros, é uma compra de oportunidade. Assim, algum produto que caiba em seu orçamento, vale. Tanto que o fator decisivo mais apontado para fechar uma compra é ter produtos com preços atraentes (35%). Entretanto, dois outros fatores ganharam peso em 2023: as empresas serem confiáveis (13%) e a consideração das avaliações (reviews) de outros consumidores sobre os produtos (12%). O que vem ao encontro de outro dado importante trazido na consulta: 69% dos consumidores aguardam promoções de uma marca específica, o que pode ser um sinal de fidelidade à marca atrelado ao longo período de pesquisa de preços.  

Os resultados da pesquisa com consumidores vão ao encontro dos vistos no varejo, com grande oportunidade para promoções e análises de dados antes da data, como destaca Tiago Mello, CMO e CPO da Linx. “O consumidor está cada vez mais exigente e antenado, por isso, é essencial buscar softwares e sistemas que gerem dados de consumo, possibilitando promoções personalizadas, alertas aos consumidores e que possibilitem aos varejistas irem além da gestão, utilizando inteligência artificial e tecnologia a favor da experiência do consumidor”, comenta Mello.

No ano passado, quase 70% dos consumidores buscaram seus produtos em lojas online. Já na Black Friday 2023, a tendência aponta que lojas físicas e online disputarão ainda mais a atenção dos brasileiros: 44,8% pretendem comprar em lojas online, em sites, e-commerces, marketplaces; e 26,2% devem buscar seus produtos em lojas físicas (seja em grandes redes ou comércio de bairro). Entre os varejistas, os canais com maiores investimentos para a data são as redes sociais, WhatsApp e lojas online.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação