Blazers moderninhos invadem o mercado jeanswear

Quando se pensa em blazers logo vem à cabeça aqueles modelos tradicionais vindos da alfaiataria e do vestuário masculino. Porém, já algum tempo eles vêm se renovando e, invadindo pouco a pouco o segmento jeanswear tanto para o público feminino quanto no masculino. Eles até podem seguir uma estética mais comportada, mas com toques modernos e inovadores.


Um exemplo é o modelo em risca de giz, tradicional estampa dos ternos e, que ganha um frescor em padronagens maiores, tecidos mais leves e casuais ou ainda com mistura de tonalidades e costuras marcadas. Ainda seguindo esse estilo mais despojado, as sarjas são ótimas opções para blazers com desgastes e reservas de cor em diferentes lavagens.


Já o estilo street pode ser conquistado através do denim moletom em tons claros ou no bruto com bolsos aparentes e muito conforto. As texturas garantem um toque a mais em passamanarias, micropontinhos estampados, jacquards ou efeito matelassê. O cuidado com o acabamento interno também é muito importante com forros em tecidos nobres ou com estampas diferenciadas.


Os comprimentos chamam atenção variando de fits ajustados aos confortáveis, mas com ênfase nos modelos alongados com golas maiores e recortes arredondados. As peças cleans e retas garantem um visual “camisa-blazer”, sem grandes detalhes e em artigos como o chambray. Para incrementar um pouco a peça, o “falso-bolso” garante um look moderno. Outro grande diferencial nos blazers atuais é a mistura de tecidos como as lãs dos forros ou a malha mesh no modelo esportivo com zíper.


Em lavanderia há uma infinidade de opções que podem ser realizadas em cima dos blazers, conforme o estilo de seu consumidor. Que tal investir em marmorizados ou esbranquiçados? Amassados ou leves puídos? Ou ainda o efeito de couro com resina em tons diferentes? Já o black denim pode vir iluminado por reservas de cor em pontos localizados ou totalmente descarregado no delavê revelando áreas no fundo preto. Aqui o destaque fica por conta dos lindos efeitos de patchwork em tons contrastantes ou degradês realizados em lavanderia ou mesclados à artigos diversos que ganham aspecto artesanal. Fazendo um contraponto aos modelos “hand made” surgem também clássicos blazers de alfaiataria com tecidos que ganham fios nobres e aspecto limpo em cortes precisos e fits perfeitos juntamente com pespontos contrastantes.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR