Bordados, tramas e toques renovam o jeans decorativo

Depois que se descobriu o fabuloso efeito comercial dos estampados nas coleções de jeans, em especial no território nacional sempre ávido pela aparência enfeitada, as pernas decorativas passaram a ocupar o posto de exigência nas temporadas do segmento. Em maior ou menor proporção em meio ao universo índigo, a peça deve constar, e o desafio a cada mudança de estação passa a ser a descoberta de uma aparência renovadora, e o motivo que melhor representa seu público final.


Para o Inverno 2015, as marcas buscaram como soluções para alcançar o ineditismo a busca pela alteração do toque do jeans através dos desenhos, seja pela sobreposição de efeitos, pela própria construção e trama do denim, ou ainda pela lógica da composição do desenho por meio de aplicações de termocolantes, glitter ou bordados contínuos.


Marcas como Monari e Deyk, utilizaram como ponto de partida a aparência manchada e a referência dos camuflados para sobrepôr camadas de metais termocolantes ou resina com glitter. Já a Levis Made &Crafted, além de trabalhar estampas riscadas por bordados, reformulou a construção do tecido, criando efeitos que lembrando o visual do tweed. Já a Joop, apresentou o sucessor do jeans “velvet”, através de seus índigos com padrões estilo wallpaper em linhas castanhas e bordados azuis. Por fim o estampado com toque coated, foi a grande novidade com apelo street da Kohzo, que trabalho a idéia no xadrez, animal print e até com reproduções de jornal no jeans branco.


Os florais multicoloridos permanecem entre as propostas, porém com apelo exótico maior graças às misturas com jeans black no cós e espelhos. Também o blue denim com motivos de papel de parede renovados pela aparência sujinha ou jeitão puído. A estampa de bicho, aparece mais apagada, nas lavagens azuis médias ou nos grafites desbotados. No quesito clássicos, além da permanência dos camuflados temos o pied de poule, os tartans, e na camisaria os vichys e a estampa de gravatinha. Confiram em nossa galeria de imagens as aparências que vão diversificar o mix de peças em denim no Inverno 2015.


VIVIAN DAVID / FOTOS EQUIPE GUIAJEANSWEAR