Campanha da Zara proporciona referências para mix e campanhas em denim

Eu som denim: todos somos, quase todos os dias. Foi com esse pensamento, tão trivial e verdadeiro, que a Zara lançou o principal apelo comercial da sua campanha de Verão 2017. Nele, três personagens relacionados à moda de diferentes localidades elegem seu guarda-roupa jeanswear: Miriam, de Berlim – Alemanha; Susana, de Barcelona – Espanha; e Lisa, de Estocolmo, Suécia. Cada uma fala sobre seu modo de se comunicar com o mundo: simplicidade (buscando destacar individualidade e conforto), versatilidade (em um conceito mais decorativo), e novas experiências (refletindo a tendência empoderamento). Todos, conectados pela linguagem do jeanswear, representando uma oportuna referência de mix de produtos versus tendências de campanhas dentro do segmento.



Na coleção Zara com foco em simplicidade, o design é minimalista, o denim é mais leve, e os comprimentos são colocados como principal elemento de renovação. Aqui temos como materiais chave o white denim, o chambray e o índigo listradinho. Entre as produções desejo, temos o look branco total com acabamento rasgadinho, o visual estruturado da jardineira associada à skinny, e a boyfriend relaxada descolada pelo top. A atualização das peças é dada por desenhos familiares representados mais curtos ou mais longos do que o tradicional. Então temos a jaqueta básica e a jardineira interpretada em maxi-comprimentos. O mesmo ocorre com as fendas dos vestidos, mais profundas permitindo a associação com calças ou shorts. Ainda dentro deste mix, enriquecendo o design, constam as barras trabalhadas por patches, as regatas em denim, a blusa de chambray com ombros à mostra e o mix listradinho da estação.



Já na ideia de versatilidade o jeans é mais enfeitado, com aplicações figurativas: sorvetes e aviões elevam a linguagem do jeans, que neste mix propõe a feminilidade da associação do material com os crochês coloridos e as rendas luminosas. O look desejo tem jeitão de festival: tops, transparências e blusas com trabalhos elaborados reverenciando o hand-made. As peças-chave neste tópico são mais corriqueiras: a minissaia descarregada com barra desmanchada, o shortinho devorê com patch, o macacão com entre-pernas tubular, e o jeans com cintura elevada e abotoado. O diferencial está muito mais no styling formado, e nos trabalhos de aplicações e devorês das roupas.



Liberdade e empoderamento, por sua vez, são transmitidos no denim através de modelagens inteligentes e assimétricas. Neste mix, o macacão soltinho, tem sua leitura elevada pelo cinto de retalhos trançados e rabiscos na pala traseira. A boyfriend detém papel importante, e aparece combinada ao top. Como ponto alto, temos a bonita combinação do vestido longo em rede quebrando a produção double denim.



Para o lifestyle nacional, chamamos a atenção para o jeitão litorâneo dos longos com maxi-fendas, a ideia de maresia do look branco total desfiado, e o apelo feminino irrecusável da associação do jeans com transparências e tops em crochês. Sublinhamos também o valor das regatas e itens triviais desenvolvidos no material – peças de simples fechamento, que agregam valor à coleção como um todo. E acima de tudo, destacamos o valor da própria campanha como tendência direcional, apontando a valorização da individualidade como um caminho desejo; e através de personagens reais, destacando a ideia de veracidade como um assédio certeiro para o consumidor dos nossos tempos.


VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO