Canatiba apresenta novas tecnologias e tendências para as próximas temporadas

Nessa terça-feira, 16 de agosto, a Canatiba marcou um encontro com clientes e jornalistas para falar do Refresh Summer 2017 e Preview Winter 2017.


Fábio Covolan abriu o encontro agradecendo a presença de todos e pincelou as novidades apresentadas pela tecelagem que ficou por conta dos lançamentos, bi-elástico com 360° stretch denim pré lançados em São Paulo que , combinados à tecnologia Duo Core na trama e urdume proporciona o ajuste perfeito nas peças confeccionadas por essa tecnologia. Artigos com novos tingimentos de brancos e azuis como os Moto Infinite White, Ilusão Infinite White, Jet Blue Forever e Pacific Blue Pesado Megaflex, os denins Power Stretch como o Rangers denim Powerflex e o Siri Lanka Powerflex e a tecnologia mais cobiçada no momento que é a DUO CORE que deu a vez ao artigo Danger Duo Core.


Uma das características dos lançamentos dessa coleção é o alto poder de strech nos dois sentidos, o que proporciona a reação inteligente denim, impossibilitando-o de não lacear com o uso, esses produtos vieram para concorrer com o setor de malharia que está crescendo e ganhando o espaço do jeanswear, a tecelagem deixou claro que investirão muito mais em denim com essas propriedades, “Isso é apenas o começo, pretendemos trabalhar muito em prol dessa tecnologia” disse Fábio.


Outra novidade que a Canatiba trouxe para o mercado, desenvolvida em parceria com a Invista e o SENAI, foi um manual prático de costurabilidade Lycra®, para ajudar a disseminar a informação das deficiências que o mercado encontra na produção de denim com elastano, o guia oferece soluções de problemas como, por exemplo, a fuga do fio de elastano, a costura esgarçar com o manuseio da peça e indicações do título e composição da linha a ser usada para cada produto, tipo da agulha, tipo de ponto, entre outras dificuldades apresentadas. Esse material será distribuído em larga escala para as empresas entregarem para as equipes de desenvolvimento do produto e costura.


Fabio também anunciou que a Canatiba entregará novamente as tags junto ao pedido feito com o representante sob solicitação do cliente para agilizar o processo de divulgação do valor agregado ao produto confeccionado com os artigos diferenciados da tecelagem, as tags seguirão junto com a nota fiscal e o tecido. “A Canatiba é a única tecelagem do Brasil a homologar junto a Invista todos os tags dos produtos com elastanos desde os convencionais até os com Duo Core com combinação do T400 e CoolMax com T400 na trama que tem a propriedade de melhorar o conforto térmico do usuário eliminando a umidade do corpo de forma eficiente” finalizou Fabio.


Continuando as apresentações, Bia Aidar mandou bem ao mostrar as tendências do Verão 2017 e confirmar o Inverno 2017 também. As pesquisas foram elaboradas nos USA e Europa, mixando os estilos e influências de forma que o público assimilou muito bem.
Bia mostrou em suas pesquisas que no inverno 2017 o jeanswear absorveu as várias inspirações aclamadas como o militarismo, barroco, boho, medieval, florais, entre outros, as formas são as mais diversificadas, as skinnies continuam em lugar fixo nas coleções no feminino e masculino, enquanto muitas marcas abriram alas para várias outras formas como as flare, slim, oversized, wide pants, croped wide, algumas com fechamento wrap.


No outerwear as jaquetas, coletes e blazers aparecem alongados e alargados tanto no feminino quanto no masculino. Vestidos, saias, longas, midis e micros aparecem glamourosas com assimetria e detalhes peculiares. Os bordados ganham mais espaço no denim, inclusive para peças masculinas. Muitas marcas que jamais apostaram no universo azul, desenvolveram quase que toda uma coleção em denim índigo como o caso da Chanel, isso comprova que o jeans continua despontando nos desfiles internacionais ganhando espaço jamais imaginado. Quem sonharia com essa conquista, mademoiselle Chanel?

IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR