Uma empresa com mais de 50 anos precisa ser renovada constantemente, ouvir seu cliente, colaboradores, analisar o mercado, sempre com um olhar para o futuro! E é exatamente esse o movimento que a Canatiba Têxtil vem realizando.

A indústria com sede em Santa Bárbara D’Oeste (SP), ampliou seus negócios com a criação de três unidades de negócios independentes: Denim Industry (o já famoso denim da empresa), Special Fabrics com produtos de moda em PT, colors, resinados, linho, Tencel, produtos diferenciados, tudo o que não é jeans e, a mais nova linha de Utilitárius, voltada para uniformes, moda corporativa e profissional!
“Antes, a empresa tinha como foco único o Denim e alguns complementos como PT e coloridos na linha, mas que nunca tiveram uma estratégia, uma equipe dedicada à isso. A linha de uniformização não existia” conta Fábio Covolan, diretor de marketing da Canatiba.
Devido a essa demanda, com três equipes totalmente independentes, a companhia sentiu a necessidade de trabalhar um novo posicionamento a partir dessa transformação estrutural, comercial e industrial, inaugurando uma nova era da Canatiba com projetos para prosperar por mais 50 anos.
“Essa mudança trouxe uma complexidade comercial e industrial muito grande para a empresa. Parecia ser simples, mas sentimos a necessidade de fazer um trabalho para pautar de forma sistematizada, quem é a Canatiba, o propósito da empresa, para ter todos alinhados, dentro e fora da companhia. É um processo que vai muito além do marketing e, a transformação da imagem da companhia, mas também cultural, com o trabalho do rebranding”, comenta o diretor de marketing, que disse ainda que o projeto nasceu há dois anos e foi guiado pela equipe de Renata Abranches.
A reestruturação começou reunindo diversos setores: indústria, comercial, TI, marketing. Fábio brinca que as reuniões eram quase uma terapia em grupo, porque discutiram muito sobre como a empresa atua, como gostariam que fosse percebida pelo cliente, possíveis melhorias, sempre com foco principal em uma percepção mais clara e positiva do cliente. No final, várias coisas foram definidas: programação visual, linguagem escrita, verbal, o atendimento dos vendedores.
“O vendedor vai procurar entender quem é o cliente, quem é o consumidor desse cliente e levar coisas que surpreendam porque são assertivas para o seu negócio. Mais do que levar vários tecidos legais, mas que, muitas vezes não faz parte do seu universo, é ter um atendimento que seja uma consultoria mesmo”, diz Fábio. O diretor de marketing diz que é preciso atender o cliente de uma forma mais assertiva, para que ele perceba o valor de cada linha e, o quanto de empenho e paixão foram dedicados à construção do produto.
“Dentro dos segmentos que atuamos, sempre fomos inovadores em construções de composições com linho, modal, Tencel, viscose, fibras elásticas e a mistura dessas fibras, de um jeito diferente. A gente faz tanta coisa, que às vezes não dá foco para o que é importante”, ressalta.
Além do atendimento exclusivo, a Canatiba mantém uma lavanderia modelo que serve como laboratório dentro da fábrica para capacitar o cliente e, ajudá-lo a tirar o máximo proveito dos produtos. A têxtil vem ampliando esse serviço para a criação de novas peças com menor custo, menos consumo de água e químicos, melhorando os resultados com os artigos da empresa.
A coroação de todo esse trabalho foi o desenvolvimento de uma logomarca nova, para torná-la menos dura, mais acessível e atualizada e, o lançamento vai acontecer nessa semana, na Denim City. Um dia antes da Semana de Lançamentos da tecelagem, aconteceu a convenção de vendas, onde foi apresentada essa nova identidade visual e a reestruturação da companhia.
E, para 2024, o projeto é preparar toda a equipe comercial para que se tornem consultores, levando o melhor da empresa para que os clientes se surpreendam com o atendimento e essa nova experiência.
Além disso, há o trabalho interno para engajar os mais de dois mil funcionários para que entendam a importância do processo.
Outro viés importante que vem sendo trabalhado é comunicação da companhia, que tem tantos projetos interessantes, incluindo aí, a questão da sustentabilidade, mas que antes não eram muito divulgados. Agora, as mídias sociais trazem um pouco da história dos colaboradores, dos fundadores, que sempre foram bem discretos, da empresa, além de falar somente de tendência, moda e produto.
Muito mais do que aumentar as vendas
E muito mais importante do que o aumento dos metros vendidos, a Canatiba pretende mudar a percepção do cliente em relação à empresa e melhorar a qualidade do mix oferecido, atendendo todos os segmentos, unindo custo x benefício em um tecido com melhor valor percebido, que saia do “lugar comum” e que explore novos horizontes com produtos inteligentes.
“Essa é a missão de uma empresa como a Canatiba. Ao invés de a gente ficar brigando para ter um preço cada vez mais baixo, e sem características especiais, nós brigamos para ter um produto bacana e que seja acessível à massa. Temos ferramentas para fazer peças duradouras, temos fabricação própria, acabamentos especiais, temos tudo dentro de casa, somos uma empresa 100% vertical”, afirma Fábio que lembrou ainda que atualmente os consumidores preferem comprar menos, optam por peças duráveis e que façam sentido, que encantem.
E, fica uma mensagem importante que foi abordada durante o processo de rebranding da companhia. “Movemos o negócio e as ações com inteligência, responsabilidade, coragem e paixão pelo novo. Esse é o resumo de quem é a Canatiba e como a gente espera que o mercado nos enxergue também“.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação