Covolan apresenta as principais tendências da temporada na Denim City SP

O segundo dia de lançamentos na Denim City SP foi marcado pelas palestras da Punch Master com Leo Fraiman, abordando o tema “Bem-estar e saúde mental”, da Santista com as “Tendências de Comportamento e Direções Jeanswear” abordadas por Sueli Pereira, e da Tecnoblu, que discutiu “A Muqueca Brasileira”, por Cristiano Buerger. Houve ainda a apresentação da Covolan Têxtil, que trouxe as “Tendências do Denim & Jeans” apresentadas por Alexandra Farah, Ana Clara Garmendia e Thaísa Peralta.

A Covolan destacou as principais tendências do segmento apresentadas por Alexandra Farah, jornalista e colunista de moda, e Ana Clara Garmendia, jornalista, fotógrafa, escritora, que mora em Paris e trouxe referências da moda de rua com looks denim.

Para Alexandra, além do jeans ser uma peça democrática, ele tem ainda a vantagem de ganhar sobrevidas, incentivando a economia circular e a técnica do upcycling. “Nenhum tecido quando rasga, você quer usar. O jeans tem essa vantagem quanto mais usado e rasgado, melhor”, afirma Alexandra.

Entre as principais tendências destacadas pelas profissionais estão o crescimento da baggy, desde a semi até a oversized com foco no conforto e em volumes, em detrimento à skinny, que vem perdendo espaço, mas não sairá de cena. O jeans surge ainda com menos detalhes e a valorização das formas.

A moda é um reflexo do que a gente está vivendo hoje, então, se for para ousar em algo, vamos ousar nas modelagens”, comenta Ana.

Outra característica importante é a funcionalidade dos modelos com menos enfeites, seguindo para os novos shapes híbridos que permitem várias peças em uma só. A formalidade perde espaço para os looks casuais, ou mesclados. Diretamente dos anos 90, as calças retas ou tomboy, agênero continuam fazendo sucesso.

Destaque também para as bermudas mais compridas ou cargo para eles, jaquetas oversizeds ou customizadas, looks de cintura alta com tops croppeds que ainda podem ser complementados por jaquetinhas e o estilo cowboy urbano com camisas jeans no delavê e calças retas ou justas numa referência à necessidade de estar em contato com a natureza.

Já em lavanderia, vimos menos rasgos e mais recortes vazados e geométricos. Os beneficiamentos são mais uniformes, com pontos de luz e costuras marcadas.

Thaísa Peralta, denim head da Covolan Denim destacou os três lançamentos com o fio EcoMade da LYCRA®, primeiro fio elastano feito com materiais reciclados pré-consumo, promovendo a economia circular e o reaproveitamento de sobras.

O Ancona ganha tingimento blue light, ideal para trabalhar lavagens descarregadas, com peso de 12 oz, construção cetim, 97% algodão e 3% de elastano, e largura de 1,46 metros. Já o Bergamo vem na sarja 3×1, com 11,3 oz, largura de 1,62 metros e múltiplas possibilidades em lavanderia. E o Genova vem com 98% de algodão e 2% elastano, super leve e macio, pode ser trabalhado em tops e bottons. Com peso de 10,8 oz, 1,48 metros de largura e sarja 3×1.

Confira a apresentação na íntegra:

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Reprodução