Crise da inflação pode alavancar compras mais sustentáveis entre consumidores?

Um dos reflexos da pandemia é a crise da inflação, problema que afeta países por todo mundo. Ainda que preocupante, há outro lado da moeda neste cenário, que pode resultar em uma alta no comportamento de compras mais sustentável entre consumidores.

Segundo a GWI, empresa de insights do consumidor, apesar do aumento recebido por alguns trabalhadores, os salários não estão acompanhando o custo de vida. Como resultado, as pessoas estão procurando fazer cortes onde podem.

Nos Estados Unidos, a crise da inflação significa que os consumidores podem ter que encontrar formas alternativas de praticar estilos de vida sustentáveis ​​dentro do orçamento. Algumas das ações mais populares do consumidor giram em torno da reutilização – seja usando uma garrafa de água ou priorizando roupas versáteis.

O último relatório da GWI descobriu que mais da metade dos consumidores entrevistados disseram sentir que o custo de vida mudou em comparação com 6 meses atrás, e 23% disseram que a inflação teve um “impacto dramático” sobre eles pessoalmente. “A inflação pode ter um grande impacto sobre as peças de vestuário que os consumidores compram, com mais potencial optando por peças tradicionais e atemporais, que não precisarão ser recompradas com tanta frequência”, indicou o levantamento.

Porém, ainda que a Geração Z e os Millennials sejam frequentemente vistos como os mais vocais e conhecedores da moda sustentável, é aqui que os cortes podem se inspirar em suas contrapartes mais velhas. A GWI informou que mais da metade dos consumidores destas faixas etárias compram roupas pelo menos uma vez a cada dois ou três meses e são “muito mais propensos” a dizer que compram roupas e calçados que não precisam em comparação com os baby boomers e a Geração X.

“Quando se trata de roupas, os boomers também preferem comprar estilos mais tradicionais do que as últimas tendências, o que pode significar que eles acabam consumindo menos”, detalhou a GWI.

Já no mercado de segunda mão, que a GWI indica que deve dobrar para 82 bilhões de dólares até 2026 nos EUA, é um caminho onde os jovens consumidores podem obter sua dose de varejo com responsabilidade. O acesso a roupas de segunda mão nunca foi tão grande com marcas conhecidas como Levi’s® e Wrangler adicionando e-commerce de segunda mão, como Denim Library.

“Pouco mais de um quinto da geração Z e dos millennials dizem que planejam comprar mais roupas de segunda mão devido ao aumento dos custos, e podemos ver esse número continuar crescendo”, afirmou o relatório.

Embora os consumidores possam optar por maneiras econômicas de comprar sustentabilidade, eles ainda esperam que as empresas reduzam seu impacto ambiental.

O relatório descobriu que a Geração Z e os Millennials estão mais inclinados a dizer que querem que as marcas sejam transparentes sobre como os produtos são feitos, o que pode ajudá-los a tomar decisões mais informadas e comprar de forma mais sustentável. “As gerações mais jovens colocam mais ônus no governo, enquanto as gerações mais velhas sentem que mais responsabilidade está com os consumidores individuais, mas no geral, mais de um quinto sente que as marcas têm a maior responsabilidade no apoio a iniciativas sustentáveis”, afirmou GWI.

É hora das marcas liderarem o movimento“, finalizou.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução