Denim Meeting Talks aborda coleções assertivas como estratégia das tecelagens

Dentro da programação do Denim Meeting Talks, o Guia JeansWear promoveu o webinar MKT Têxteis. A transmissão trouxe “soluções que as tecelagens estão oferecendo ao mercado para direcionar seus clientes no desenvolvimento de coleções mais assertivas e conectadas com o momento”.

Participaram do bate-papo Francisco Gonzalez, o Chico, coordenador de moda e atendimento da Vicunha, Luiz Fernando Ogasawara, gerente de marketing e produto jeanswear da Santista Jeanswear, Thaísa Peralta, denim head Covolan Têxtil, e Priscila Locatelli, mestre em denim e consultora jeanswear. A mediação ficou por conta da CEO do Guia JeansWear, Iolanda Wutzl confira o webinar na íntegra.

Os convidados abordaram suas ações nesse período difícil e como estão trabalhando para oferecer soluções com foco nas necessidades de cada cliente. Chico ressaltou que o home office vem funcionando muito bem, com eficiência e otimização de tempo. “Nunca se produziu e trabalhou tanto no online e nessa retomada acredito num futuro misto com o presencial”, afirma Chico.

Já Iolanda disse que esse é o momento para realizar aquilo que não tínhamos oportunidade antes, por falta de tempo, investindo em ações para melhorar os negócios.

Priscila destacou a importância dos fornecedores que são consultores técnicos pois conhecem muito sobre os produtos e isso tende a crescer com um olhar mais segmentado para cada região do Brasil que tem suas peculiaridades e para marcas que ganham cada vez mais propósito. Luiz Fernando ressaltou que é importante a capacitação dos representantes de acordo com cada região.

Segundo Chico, a Vicunha já vinha trabalhando nesse sentido e agora ainda mais com apresentações com foco no cliente e em como ajuda-lo em relação, por exemplo, ao estoque de tecidos específicos ou novos artigos ou ainda tendências como a malha, moletom, denim raw e como aplicá-los em coleções mais assertivas. É um serviço personalizado com artigos direcionados. “A gente está pronto para esse momento, de cada vez mais regionalizar o atendimento”, explicou.

Outro ponto importante que vem crescendo e não tem volta é a digitalização, porém no contexto das tecelagens, isso é mais difícil pela necessidade do toque, da visualização exata da cor. Porém, as tecelagens estão se adaptando a essa nova realidade.

A Vicunha, por exemplo lançou o aplicativo V.Space com seu portfólio completo em simulação 3D. Nele, o cliente tem acesso aos artigos, lavagens, estampas disponíveis na tecelagem.

Já a Santista atualizou seu site com melhorias de fácil acesso para a equipe de vendas e para os clientes. Ali, é possível selecionar artigos e enviar o pedido por WhatsApp ou email. E os produtos ainda vêm com fichas técnicas e informações pertinentes para toda a cadeia – estilistas, lavanderia, confecção. A empresa ainda trabalha a apresentação de produtos através dos representantes, a consultoria de lavanderia e estão iniciando treinamento para os clientes via online.

A Covolan mantém um catálogo virtual no site com suas nove linhas de produtos, informações técnicas e fotos. “Esse é um momento de muita escuta, aprendizado, de se conectar com os clientes e também através do atendimento regionalizado que deve ser tratado com cuidado e atenção”, comenta Thaísa.

Campanha Covolan

A têxtil lançou recentemente o Circular Denim dentro da linha Revive, criado a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, retalhos de sobras de produção de cortes que são comprados e enviados para usinas recicladoras. “Mantemos uma parceria com a Cocamar® que compra esses fardos desfibrados e produz uma mistura com a fibra de poliéster (o blend). O resultado é bem bacana e versátil em lavanderia, com aspecto semelhante ao 100% algodão”, diz Thaísa.

Nova era de consumo

Para Chico, o novo normal já está aí e a cada dia nos adequamos a ele. “Nunca nos unimos tanto. As collabs se fortalecendo, as coleções vão ter outros tempos, o consumo vai continuar existindo e a indústria vai se adaptar. Estamos voltando com calma, não vamos precisar de tantos artigos, mas sim produtos com qualidade e que oferecem resultados para cada peça”, comenta. Ele acredita que as roupas vão ser trabalhadas com mais cuidado com os detalhes – tecido, costuras, botões, linhas.

Luiz conta que a Santista vem trabalhando uma coleção equilibrada, mesmo antes da pandemia, com produtos mais comerciais aliados às tendências, sem deixar de lado o DNA da empresa que são os tecidos diferenciados, o tingimento azul intenso que se destaca em lavanderia, proporcionando um equilíbrio com artigos competitivos.

“Estamos com novas máquinas e teares na fábrica, o que nos possibilita produzir super stretch mais largos, além do lançamento de novas sarjas com 1,70 metros de largura, em algodão e elastano, proporcionando um rendimento maior”, comenta Luiz.

O profissional destaca produtos com alta elasticidade e conforto para o momento do home office, sem deixar o denim de lado. “O jeans perdura por toda a história, nosso sangue azul não vai deixar nenhuma pandemia abalar nossa estrutura”, completou.

Campanhas Vicunha e Santista JeansWear

Para Thaísa, o novo normal está muito relacionado ao digital onde a Covolan vem trabalhando com diferentes ferramentas no site, WhatsApp, Google Meet, aprendendo novas competências, aproximando de pessoas distantes. “Esse momento traz muito a escuta, a questão da criatividade também, sempre com muito aprendizado”, comenta Thaísa, acrescentando sobre a importância da rastreabilidade do produto até chegar ao consumidor final, valorizando a transparência com foco também na sustentabilidade.

Priscila acredita na mudança de competência e mindset, valorização da tecnologia nos tecidos, fazendo o essencial de uma forma melhor. “Estamos redirecionando o olhar para novas competências, performance, o conforto no homewear, conhecimento e habilidades para trabalhar a matéria-prima para uma otimização do produto”, comentou, ainda que tenha ressaltado que nada substitui o toque, mas se conhecemos a matéria-prima, o digital pode colaborar no processo.

“Cada empresa, fornecedor tem seu propósito para cada um ajudar da sua melhor maneira e para que possamos trabalhar juntos e fazer nosso país crescer”, afirma Priscila.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação