Designer transforma sobras de jeans em móveis de mármore

Moda sustentável nunca esteve tão em alta, e a designer Sophie Rowley levou o lema a um outro nível. Na coleção “Bahia Denim”, a neozelandesa transformou retalhos de jeans em matéria-prima para móveis com aparência semelhante ao mármore azul, encontrado em solo brasileiro.

Como um grande exemplo de upcycling, o material dos móveis vem das sobras de confecções que iriam para o lixo. Os tons indigo, as cores e as texturas reunidas são das mais variadas, nas quais Sophie trabalha manualmente as infinitas combinações de cores oferecida.

O visual dos móveis é conquistado a partir de várias camadas de bio resina, feita de compostos orgânicos do petrólio, que resultam em uma estampa quase tie dye. A sustentação é dada após produto ter secado, o que ainda mantém na superfície do produto o toque do tecido. O processo recicla de dez a 15 calças jeans por cada metro quadrado da mobília.

Hoje vivendo na Alemanha, Sophie Rowley já trabalhou para algumas grandes marcas e estilistas. Entre eles, Alexander McQueen, David Chipperfield, Diane von Fürstenberg e Nissan.

Fonte: Redação | Fotos: Sophie Rowley/Divulgação