Dongdaemun mais ágil do que a Zara

Parcialmente criada por refugiados norte-coreanos deslocados após a Guerra da Coreia 1950-1953, a área comercial de Dongdaemund, localizada no centro de Seul, desenvolveu-se inicialmente como lar de costureiras e comerciantes que ganhavam a vida através da venda de uniformes militares e posteriormente, imitações de marcas de luxo globais. Agora, Dongdaemun emerge como um centro de negócios da Coreia liderando a expansão internacional da indústria de vestuário do país.



“Dongdaemun deve ser o único lugar no mundo onde é possível definir e encomendar um design pela manhã, adquirir as matérias-primas até ao meio-dia e receber na loja os produtos acabados no mesmo dia”, afirma Lim Joon-weon, diretor de operações do centro comercial Lotte Asset Development`s FitIn em Dongdaemun.



Para permitir tal agilidade e estrutura, atualmente existe na região um ecossistema que inclui 35.000 lojas de venda a varejo e comércio de vestuário, o maior mercado de tecidos do país e cerca de 5.000 oficinas de costura dotadas de 6 a 10 trabalhadores cada, todas funcionando em estreita proximidade.



As milhares de oficinas de costura distribuídas no centro de Seul, ocupam uma área de 2 km² e entregam peças de vestuário em menos de um dia. O ritmo é mais acelerado e enxuto em comparação com o “time” de uma a três semanas, prazo praticado pelas marcas fast-fashion globais como Zara e H&M


REDAÇÃO / FOTOS: REPRODUÇÃO