Você já pensou em incorporar a Economia Prateada na sua marca? Voltada ao público sênior e considerada a terceira maior atividade econômica do mundo, a Economia Prateada movimenta mundialmente US$ 7,1 trilhões por ano!

De acordo com a ONU, em dez anos teremos por volta de 1,4 bilhão de pessoas com mais de 60 anos e até 2050, o Brasil será o sexto país com a maior população idosa do mundo. Este público também corresponde a 17% dos 5% mais ricos do país – e a apenas 4% dos 40% mais pobres, segundo estudo da FGV. Assim, se faz mais do que necessário abraçar essa comunidade crescente de consumidores.
O mercado está começando a abrir os olhos para a Economia Prateada, a parte da economia que é relevante para as necessidades e demandas dos idosos. Até então, conforme estudo das consultorias Hype60+ e Pipe.Social, 63% dos negócios eram focados nos millennials, o que é compreensível, uma vez que essa faixa etária é a futura meia-idade (grupo que concentra os maiores salários e gastam mais) e é importante torná-los consumidores fiéis.
Entretanto, segundo o mesmo estudo, os consumidores com idades acima de 55 anos sentem falta de produtos e serviços voltados para eles. Mais da metade dos entrevistados relataram que não estão satisfeitos com o que o mercado oferece em termo de vestuário, que as roupas são “jovens demais” ou “de velho”. Podemos encarar estes dados como uma oportunidade de inovar no setor da moda!
A pesquisa Elas 45+, da consultoria Eixo, revelou que as mulheres com mais de 60 anos são responsáveis por 20% de todo o consumo nacional. Só no e-commerce são R$ 15 bilhões por ano, dado que comprova que os idosos estão sim dispostos a comprar digitalmente.
Então, para que a sua empresa possa inovar e aderir à Economia Prateada, é fundamental que fuja de estereótipos. Uma dica é utilizar pessoas reais que representem o seu público-alvo, dessa forma os consumidores poderão se identificar com a sua marca e querer conhecê-la melhor. Também é importante que você torne a sua comunicação mais inclusiva através de letras maiores, cores contrastantes e design voltado para o seu público. O método de compra utilizado em sua plataforma de e-commerce deve ser o mais descomplicado possível, com etapas mais simples e se viável, utilizar assistentes de voz, como Alexa e Google Home, que apresentam maior interatividade e praticidade aos usuários.
Para Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub, ainda “há um caminho longo para percorrer e sabemos que temos um grande desafio pela frente, até mesmo de conscientização sobre as oportunidades e os efeitos negativos do etarismo, mas somando forças, somos mais otimistas que essas mudanças vão ocorrer mais rápido”.
Fonte: Ana Gimonski | Fotos: Divulgação